Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

14/10/2011 09h36

Andamento das obras do Arena das Dunas é apresentando ao Conplam

Técnicos da OAS, empresa responsável pela construção, fizeram apresentações sobre as principais características da obra, localização dos equipamentos e do projeto.

notícias relacionadas

A atual situação do licenciamento ambiental do Complexo Arena das Dunas, e as características do estádio a ser erguido para a Copa do Mundo 2014, foram apresentadas em reunião extraordinária, aos integrantes do Conselho Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Conplam), a situação atual do licenciamento ambiental do Complexo Arena das Dunas. A reunião aconteceu nas dependências do canteiro de obras do complexo.

Durante a reunião o adjunto da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Sueldo Florêncio, destacou que a construção do complexo Arena das Dunas é uma obra e grande complexidade e engloba uma série de outras intervenções no entorno, além do próprio estádio, como a construção de um túnel de drenagem, que é uma medida mitigadora para construção da praça esportiva, explica.

Segundo ele, para dar mais celeridade ao licenciamento do empreendimento foi feito o desmembramento das licenças. "A medida que a construtora necessitava da liberação de etapas da obra, a licença era solicitada junto a Semurb", explica.

Ainda segundo o secretario adjunto, foram expedidas quatro licenças "a primeira delas autorizava a implantação do tapume, levantamento topográfico e sondagens. A segunda licença expedida foi para a limpeza do terreno, regularização para o movimento de terra e construção do canteiro de obras e uma autorização ambiental para supressão vegetal. A terceira foi a liberação do alvará de demolição e por último foi expedida a licença de instalação e alvará de construção", conta.

No entanto, Sueldo Florêncio, ressalta que para a expedição desta última licença, emitida em caráter excepcional devido a assinatura do empréstimo junto ao BIRD pelo Governo do Estado, foram firmados termos de compromissos entre o Governo do Estado e Corpo de Bombeiros, secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e a Semurb para finalização do detalhamento do projeto. Contudo, todos os condicionantes estão contidos na Licença de Instalação (LI), explica.

De acordo com o secretario Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo (Secopa), Demetrius Torres, a obra do Arena das Dunas tem prazos e não permite aditivos. "Nós do Governo do Estado e a Prefeitura tivemos que ser ágeis, com o processo de licenciamento, porém sempre sem sair da legalidade," diz.

Na ocasião, técnicos da OAS, empresa responsável pela construção, fizeram apresentações sobre as principais características da obra, localização dos equipamentos e do projeto de ecoeficiência a ser utilizado na construção, que vai seguir padrões internacionais. Dentro deste projeto estão as ações que contribuem para reduzir os impactos ambientais gerados e que favorecem a sustentabilidade como a reciclabilidade de materiais.

 

Fonte: Com informações da Prefeitura de Natal


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo