Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

26/08/2014 09h15

Psicologia social: um viés recente e importante na política de Assistência Social

Dia do Psicólogo é celebrado nesta quarta-feira (27) na Semtas

notícias relacionadas

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Natal (Semtas) realiza na próxima quarta-feira, dia 27, a partir das 9h, no auditório da Secretaria, uma programação especial para comemorar o Dia do Psicólogo. Atualmente, a Secretaria mantém em seus quadros mais de 50 profissionais na área. Os psicólogos atuam diretamente na área social, um viés relativamente recente na política de assistência social.

“Encontramos algumas dificuldades na inserção do profissional de psicologia na assistência social em virtude da abordagem clínica. Porém, isso vem mudando e agora estamos conseguindo alcançar os nossos objetivos que é o de obter um profissional nessa área mais voltado para o social”, explicou a secretária titular da Semtas, Ilzamar Pereira. Ele acrescentou que a missão do psicólogo social é compreender os processos psicológicos e sociais que dão base à conduta humana, com o intuito de colaborar para a melhoria da qualidade de vida do ser humano.

Segundo Aroldo Rodrigues, um dos primeiros psicólogos brasileiros a escrever sobre o tema, a psicologia social é uma ciência básica que tem como objeto o estudo das "manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação". A influência dos fatores situacionais no comportamento do indivíduo frente aos estímulos sociais.

Para a psicóloga e diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Semtas, Edna Oliveira, na psicologia social é feito um atendimento mais amplo, inserido em um arranjo e em uma estrutura social, onde o foco é a pessoa. “Diariamente enfrentamos diversos desafios porque estamos trabalhando dentro das comunidades e cada uma tem sua peculiaridade e o papel do psicólogo é de fundamental importância nesse contexto”, afirmou.

“Sou apaixonada pela psicologia, mas a social é a que me move”, afirmou a psicóloga Milena Paiva, de 32 anos. Formada em psicologia no ano de 2006 pela Universidade Potiguar, ela afirma que ver o resultado do seu trabalho é algo muito gratificante. A psicóloga conta que antes mesmo da formação já trabalhava na área. “Iniciei no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Salinas e depois fui para Felipe Camarão. Foi uma experiência muito importante essa inserção no social em virtude da complexidade dos serviços oferecidos”.

Ela contou que na psicologia social o profissional vai até às pessoas, ao contrário da psicologia clínica, onde esse contato é feito com distanciamento. Questionada sobre o papel da psicologia dentro da Assistência Social, foi enfática: “é um casamento fantástico”. Para ela, o casamento é perfeito porque tanto na psicologia quanto na assistência social existe um sujeito como protagonista da história. Ainda segundo ela, uma área completa a outra. Atualmente Milena Paiva trabalha como psicóloga atendendo adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas no Serviço de Execução de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto da Cidade do Natal (SEMSEMA).

*Fonte: Assessoria Semtas


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo