Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

29/09/2011 10h08 - Atualizado em 29/09/2011 15h33

Dia da Criança: Varejistas do NE estão mais otimistas com a data

A Pesquisa ouviu 1.015 varejistas e chegou a conclusão de que 53% dos varejistas em todo o país esperam crescimento de seu faturamento, na comparação com 2010.

notícias relacionadas

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia da Criança 2011 ouviu 1.015 varejistas, foi a campo de 1 a 12 de setembro e chegou a seguinte conclusão: 53% dos varejistas em todo o país esperam crescimento de seu faturamento, na comparação com igual data de 2010.

Os grandes varejistas são os mais otimistas para o Dia da Criança 2011. 67% acreditam que seu faturamento será superior ao registrado na mesma data do ano passado. Compartilhando da mesma opinião, estão 63% das médias empresas do varejo e 53% das pequenas.

Os varejistas do Nordeste são os mais otimistas com o Dia da Criança 2011, com 59% apostando no aumento de seu faturamento. No Centro-Oeste são 57%, no Sudeste 55%, no Sul 47% e no Norte 44%.

Para 42% dos varejistas, os pais vão gastar, na média, até R$ 50 com o presente para o Dia da Criança 2011. Para 39%, entre R$ 51 e R$ 100; para 14%, entre R$ 101 e R$ 200; para 3%, entre R$ 201 e R$ 300; para 1%, entre R$ 301 e R$ 500 e para outro 1%, acima de R$ 500. Com base nestes dados, é possível inferir que o gasto médio com os presentes será de R$ 77,00. No ano passado, não havia esta pergunta.

Para os varejistas, 70% dos presentes neste Dia da Criança serão brinquedos. Na sequência estão celular e smartphone (9%); eletrônicos (7%); roupas, sapatos e acessórios (5%); jogos eletrônicos (5%); produtos de informática - tablets, notebook, computadores (2%); chocolates e doces (1%) e artigos esportivos (1%).

No Dia da Criança 2010, 65% dos presentes ofertados foram brinquedos; 7% celular ou smartphone; 5% eletrônicos; 3% roupas, sapatos e acessórios; 10% jogos eletrônicos; 4% produtos de informática; 2% chocolates e doces; 1% artigos esportivos; 1% títulos de blu- ray, dvd, cd e livros; 1% passeios em parques, cinema e lanchonete e 1% outros.

Composição das vendas
De acordo com os varejistas, neste Dia da Criança, a modalidade à vista responderá por 46% das vendas e as a prazo por 54%. No Dia da Criança 2010, 49% das vendas foram à vista e 51% a prazo.

Meios de Pagamento
Neste Dia da Criança, as vendas à vista serão compostas por: 41% em dinheiro; 24% em cartão de crédito; 19% em cartão de débito; 14% em cheques; 1% em cartão da própria loja e 1% em outros. Nas vendas a prazo serão: 49% em cartão de crédito parcelado; 24% em cheque pré-datado; 18% em financiamento ou crediário; 3% em cartão de débito parcelado; 2% cartão da própria loja parcelado e 4% em outros.

No Dia da Criança 2010, as vendas à vista foram realizadas 39% em dinheiro; 24% em cartão de crédito; 18% em cartão de débito; 17% em cheques; 2% em cartão da loja e 1% em outros. Nas vendas a prazo: 44% em cartão de crédito parcelado; 31% em cheque pré-datado; 17% em financiamento ou crediário; 5% em cartão de débito parcelado; 2% em cartão da loja parcelado e 1% em outros.

Parcelamento
Pela primeira vez é feito o levantamento sobre o perfil do parcelamento, para o Dia da Criança. No cheque pré-datado, os parcelamentos serão feitos em até quatro vezes, uma entrada mais três pagamentos. No cartão de crédito, as compras serão parceladas, em média, em até seis vezes. No financiamento ou crediário, os prazos irão até dez meses.

 

 

Fonte: Redação com informações do Serasa Experian


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo