Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

06/03/2012 16h38

Contas de Água da Caern não podem mais ser pagas nas agências da Pague Ligeirinho

Correspondente bancário foi descredenciado pelo Banco do Brasil

notícias relacionadas

A empresa Pague Ligeirinho não está mais credenciada junto ao Banco do Brasil para receber os pagamentos referentes às contas mensais de consumo de clientes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Na primeira quinzena de janeiro, a instituição financeira da União cancelou o contrato de credenciamento entre a Pague Ligeirinho e o BB, em função de ocorrências encontradas durante a prestação de serviço.

A Unidade de Controle de Arrecadação da Caern, durante a realização do serviço de cobrança de débitos em aberto junto aos usuários da empresa estadual de saneamento, detectou em dezembro que estava havendo alta incidência de não repasse das faturas pagas pelos usuários, o que chegou a gerar cobranças indevidas a clientes que já tinham, de boa fé, efetuado a quitação de suas contas nas agências desta empresa que funcionava como correspondente bancário do Banco do Brasil.

Nos meses de dezembro e janeiro, a equipe da Unidade constatou de que cada 100 ocorrências de solicitação de baixas de pagamento de faturas, feitas por clientes, 80 delas, em média, se referiam ao agente arrecadador acima citado. Detectada esta incidência, a Caern enviou os processos para o Banco do Brasil para que o agente arrecadador repassasse o valor automaticamente para a conta da Companhia, para que fosse dada a baixa das faturas no sistema comercial da Companhia. Com isso, o nome do cliente era retirado da relação de usuários em débito com a empresa estadual de saneamento. “Isso é o procedimento padrão que adotamos para regularizar a situação de quem estava adimplente com a Companhia e que por algum motivo não constava no cadastro”, reforça João Gabriel Assunção, chefe da Unidade de Controle e Arrecadação.

No dia 23 de janeiro de 2012, o Banco do Brasil comunicou à Presidência da Caern, em carta de instrução, a estipulação de novas regras a contar da data de 30 de janeiro no sentido de que clientes que tivessem feito pagamento nas agências da Pague Ligeirinho e não constassem no sistema da Caern, de que pagaram suas contas, deveriam a partir desta data, procurar as agências do Banco, diretamente.

Como cliente prejudicado deve proceder 

Para comprovar que pagou sua conta, o cliente deve ir pessoalmente ao setor de atendimento em qualquer agência do BB, munido dos seguintes documentos e informações: dados pessoais (identidade e CPF), número de conta corrente e agência caso seja correntista do Banco do Brasil, conta original que comprove que efetuou o pagamento da conta ou de contas.

“Estamos enviando a todas as regionais da Caern no Estado e Ouvidoria, memorando com instrução sobre procedimentos para que nossos atendentes possam prestar orientações aos clientes que estejam enquadrados nessa situação”, reforça João Gabriel. Comprovado na agência do BB, a efetuação do pagamento da conta, é dado baixa no sistema da Caern, no prazo de 48 horas.

Fonte: Assessoria de comunicação Caern


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo