Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

12/07/2013 08h28 - Atualizado em 12/07/2013 08h55

A musicalidade das comunidades quilombolas é destaque no Sonora Brasil 2013

A abertura da temporada será no dia 14, em Macaíba, com a apresentação do grupo Raízes do Bolão

notícias relacionadas

Em sua 16ª edição, o projeto Sonora Brasil apresenta os temas – Tambores e Batuques e Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea. O primeiro tema irá circular pelos estados das regiões Centro-Oeste Norte e Nordeste.

O grupo Raízes do Bolão (AP) abre a programação do Sonora Brasil no estado. Ao som dos tambores, os músicos macapaenses se apresentam no domingo (14/07), às 18h, no auditório do Pax Clube, em Macaíba, com entrada gratuita. As apresentações seguintes acontecem em setembro, com o grupo Alabê Ôni (RS); outubro com o grupo Samba de Cacete da Vacaria (PA) e em novembro, com Raízes de Samba de Tócos (BA).

Tambores e Batuques apresentam as manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas que têm o tambor como um elemento fundamental e, em alguns casos, sagrado. Os grupos circularão utilizando instrumentos fabricados artesanalmente, de acordo com as tradições de suas comunidades, apresentando repertório de cânticos que aludem a fatos da vida social, ao trabalho e às crenças religiosas.

Sobre o Sonora Brasil

O projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no Brasil. Além disso, quer incentivar novas práticas e novos hábitos de apreciação musical e promover apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes. 

Este ano, o projeto promove 450 concertos, em 128 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos. O Sonora Brasil promove a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc visando à formação de plateia. Para os músicos propicia a circulação de seu trabalho para além de sua região de origem e colocando-os em contato com outros grupos musicais.

Raízes do Bolão

O grupo Raízes do Bolão vive no quilombo do Curiaú, área rural da cidade de Macapá, onde mantém a tradição de cantar os ladrões (cânticos) que falam de situações diversas do cotidiano e de temas religiosos. Dona Chiquinha, matriarca do quilombo, aos 92 anos participa ativamente das festas e é referência para todos, detentora de conhecimentos que ajudaram o grupo a recuperar histórias e cânticos do passado.

Integram o grupo os tocadores e cantadeiras Mestre Pedro, Diego Santos, Manoel dos Santos, José Antônio, Esmeraldina dos Santos, Davina dos Santos, Carmem Andreia e Siula da Fonseca.

Serviço:

O quê?  Sonora Brasil 2013

Quando? Domingo (14/07), às 18h

Onde?  Auditório do Pax Clube, em Macaíba

Atração?  Grupo Raízes do Bolão (AP)

ENTRADA GRATUITA

 

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo