Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

19/04/2013 08h37

Sistema Fecomércio renova convênio com a Orquestra Sinfônica da UFRN

Além de permitir continuidade do vitorioso projeto “Parcerias Sinfônicas”, renovação garante incentivo à cultura local e à Orquestra da Universidade

notícias relacionadas

O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Fernandes Queiroz, a diretora regional do Sesc RN, Jeane Eliad Amaral, e a reitora da UFRN, Ângela Paiva, assinaram no final da tarde desta quinta-feira, 18, a renovação - por mais um ano - do convênio que deu origem ao projeto “Parcerias Sinfônicas”. Na prática, a assinatura permite a continuidade do trabalho que o Sesc realiza desde 2011, de incentivo ao desenvolvimento artístico dos músicos em formação da Orquestra Sinfônica da UFRN (OSUFRN).

Graças ao convênio, o Sistema Fecomércio RN promove um aporte financeiro que permite que os mais de 60 alunos que formam a OSUFRN recebam bolsas mensais, em dinheiro, para estimular os estudos, além de colocar em prática os conhecimentos adquiridos através de concertos abertos à população. O projeto também prima pela ampla divulgação do repertório de compositores locais, nacionais e estrangeiros para formação sinfônica.

“Este é um convênio vitorioso que nos orgulha bastante. Através dele, além de formatar um conjunto de espetáculos inédito e de excepcional qualidade, também estamos garantindo o apoio não apenas para a manutenção, mas para o crescimento da Orquestra. Este crescimento tem grandes impactos no cenário cultural do estado e se reveste ainda de uma extraordinária importância social já que, estimulados pelo apoio financeiro, os alunos tendem a valorizar muito mais suas presenças na Orquestra e, com isso, podem receber todos os benefícios que a prática musical traz”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.

A reitora da UFRN, faz côro ao presidente. “As parcerias que a UFRN firma, em todas as áreas, são muito importantes, mas na área de cultura, são mais ainda. Formamos os nossos alunos tecnicamente e cientificamente, mas não podemos esquecer deste campo. Com esta parceria, temos conquistado espaços que sozinhos não conseguiríamos. E com a renovação, temos a certeza de que juntos, vamos continuar contribuindo imensamente para a cultura do nosso estado”, afirmou Ângela Paiva.

Como contrapartida ao aporte feito pelo Sistema, através do Sesc, a orquestra cumprirá uma agenda de apresentações gratuitas, incluindo concertos oficiais, artístico-culturais e didático voltados à população em geral.

A OSUFRN atuará também em ações educativas e de desenvolvimento artístico-cultural para os programas escolares e sociais do Sesc RN, como através de ações como palestras-concertos, oficinas musicais, visitações de instrumentistas, duos ou trios, tudo sob orientação de um professor da Escola de Música da UFRN (EMUFRN), com mediação colaborativa do Sesc.

Sobre o Projeto Parcerias Sinfônicas
O Projeto Parcerias Sinfônicas é mais uma ação institucional em prol da valorização da cultura potiguar do Sistema Fecomércio, através do Sesc, realizada por meio da formação musical e do incentivo ao surgimento de novos talentos. Ao ampliar a oferta de concertos e de shows gratuitos de qualidade para toda a sociedade, a iniciativa democratiza o acesso à cultura.

A proposta do projeto, que começou em 2011, é de promover parcerias entre Sesc e orquestras, grupos sinfônicos e camerísticos, solistas, arranjadores, compositores e produtores, de modo a incentivar a produção musical local, com foco na formação de músicos e de plateia.

Na primeira edição do projeto, os grandes clássicos da MPB ganharam uma nova roupagem com o encontro de dois talentos potiguares, a cantora Camila Masiso e o músico Diogo Guanabara e a Orquestra Sinfônica da UFRN, com arranjos de Willames Costa. A mistura do popular com o erudito rendeu ao projeto o Prêmio Hangar de Música 2011, na categoria melhor show do ano.

O registro desse premiado encontro resultou na gravação de um DVD, que foi apresentado no mês de novembro, em uma sessão única para convidados, no Teatro Riachuelo, Midway Mall.  O repertório foi composto pelas melhores canções de grandes nomes da MPB, como Lulu Santos, Djavan, Gilberto Gil e Herbert Viana, e composições de músicos locais, como “O Amor” (Diogo Guanabara e Maikel Câmara), “Morena” (Diogo Guanabara e Edu Bandeira) e "Mares Potiguares" (Mirabô Dantas e Capinan).

A segunda etapa do projeto Parcerias Sinfônicas estreou em junho de 2012, com uma belíssima homenagem ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. O show “Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão”, foi apresentado pela primeira vez no Mossoró Cidade Junina.

O tributo ao Rei do Baião não só destacou o ícone da cultura nordestina, como também valorizou os artistas potiguares. O show “Clássicos do Baião – Tributo a Gonzagão” também teve arranjos do compositor potiguar Willames Costa, direção artística e de iluminação do ator e diretor Rogério Ferraz. Para unir o erudito ao ritmo do forró, participam novamente os 65 instrumentistas da Orquestra Sinfônica da UFRN, regida pelo maestro André Muniz, e a cantora Camila Masiso. As novidades ficaram por conta das participações de Caio Padilha, Khrystal, Valéria Oliveira, Wigder Valle e do sanfoneiro Zé Hilton.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo