Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

06/03/2014 08h55

Projeto propõe melhorias para o bairro do Alecrim

Elaborado em 2009, o projeto foi criado durante o desenvolvimento do programa Agentes Locais de Inovação (ALI)

notícias relacionadas

Um bairro com ruas sinalizadas, estacionamento para veículos, novas paradas de ônibus, bancos e iluminação pública, além de um espaço para convivência que inclui teatro e museu. Essa pode ser a realidade do bairro do Alecrim caso o projeto de Design Urbano elaborado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte seja viabilizado. A proposta já foi apresentada ao prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. Além do Sebrae-RN, entidades como a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Natal e a Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA) participaram da reunião com o prefeito Carlos Eduardo.

Elaborado em 2009, o projeto foi criado durante o desenvolvimento do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), uma iniciativa do Sebrae que leva até as empresas consultoria especializada, que, no primeiro ciclo, foi dedicado ao Alecrim. Nesse mesmo período, o projeto foi apresentado à gestão municipal na época. "O Sebrae durante o programa constatou o alto poder econômico do bairro, mas também a enorme informalidade. Então, nosso corpo técnico desenvolveu esse projeto de Design Urbano com a ajuda de parceiros", afirma a gerente da Unidade de Comércio e Serviço do Sebrae-RN, Sandra Martins.

Além das alterações na comunicação visual urbana, na engenharia de trânsito e no mobiliário urbano, o projeto prevê a substituição do camelódromo por uma estrutura a ser erguida na chamada feira do fogo (esquina da Avenida Coronel Estevam com a Rua Presidente Quaresma). "A informalidade ainda é um grande problema do bairro", destaca o presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), Francisco Denerval de Sá.

De acordo com a gerente, o Sebrae vai atuar na capacitação desse público. "O Sebrae contribuirá com a formalização dos micro e pequenos empresários da região". Uma contribuição para a economia de um dos bairros mais importantes financeiramente para a cidade. "O projeto vai melhorar a organização do Alecrim e isso vai ser muito bom porque vai levar mais natalenses para lá, o que vai gerar retorno para a economia", garante Sandra Martins.

"Natalenses de todas as esferas sociais frequentam o bairro, que é a cara do comércio de rua desta cidade. E é também um bairro, que infelizmente, vem sendo negligenciado em alguns aspectos. Com o projeto, iremos mudar a geografia humana e o visual do bairro, tornado-o mais aprazível e digno para todos os que frequentam e para os que tiram de lá o sustento de suas famílias", completou durante a reunião de apresentação do projeto o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Outras mudanças contempladas pelo projeto são a revitalização da Praça Gentil Ferreira que terá áreas verdes e caminhos para circulação e descanso. O teatro e museu incluso no projeto compreendem a mesma área da praça que terá ainda um café e um centro de informações. "O projeto vai beneficiar os empresários, camelôs e público circulante. Vamos passar a ter uma área boa de humanização", esclarece Francisco Derneval de Sá que há 30 anos trabalha no bairro do Alecrim. "O Alecrim faz parte da minha vida e tenho a esperança de vê-lo diferente daqui a um tempo".

 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo