Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

18/03/2013 09h07

Antecipar restituição de IR é opção para quitar dívida cara e sair da inadimplência

Em média, a taxa de juros mensal da antecipação varia de 2% a 3,5%

notícias relacionadas

Março e abril são meses de declaração do Imposto de Renda e as instituições financeiras já começaram a oferecer propostas para antecipar a restituição que o contribuinte receberá da Receita Federal. Segundo os economistas da Serasa Experian, como em qualquer outro empréstimo, o consumidor precisa analisar com cautela e colocar na ponta do lápis todas as vantagens e desvantagens de adiantar esse dinheiro.

Ainda de acordo com os economistas, a antecipação pode ser conveniente para quem precisa de dinheiro para quitar uma dívida mais cara, como cartão de crédito e cheque especial. O adiantamento também pode ser válido para ajudar o consumidor a sair da inadimplência e recuperar o seu crédito no mercado. Em média, a taxa de juros mensal da antecipação varia de 2% a 3,5%, enquanto a do cheque especial, por exemplo, fica entre 6% e 10%. Normalmente, o prazo de financiamento da antecipação chega a 300 dias.

Para os que pretendem fazer a antecipação, a orientação é pesquisar e comparar o custo efetivo da operação, ou seja, os juros e as taxas cobradas. Em geral, para os correntistas, as instituições financeiras emprestam entre 90% e 100% do valor da restituição. Já para quem não é cliente esse percentual pode variar de 80% a 90%.

Outra opção é antecipar apenas o necessário para quitar as dívidas mais caras. Por exemplo, se o contribuinte vai receber R$ 2.000 de restituição e está devendo R$ 1.000 no cartão de crédito, deve pedir apenas a metade do valor que receberá do IR.

O ideal é fazer a declaração o quanto antes, pois a Receita Federal tem um calendário mensal de pagamento da restituição que vai até o final do ano ou, no caso de ter caído na malha fina, só para 2014. Assim, a chance de receber nos primeiros lotes é maior para que acertou de forma correta e rapidamente a conta com o Leão.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a antecipação não é vantajosa para quem pretende usar esse dinheiro para consumir, o que significa mais uma dívida a ser paga. Para esses contribuintes que estiverem endividados, a dica dos economistas é esperar pela restituição e comprar à vista. Para quem optar por esperar pela restituição, a vantagem é que ela será paga pela Receita Federal com correção média de 0,5% ao mês, equivalente a algumas aplicações financeiras mais rentáveis do mercado. Ou seja, o dinheiro estará rendendo até chegar ao bolso do contribuinte.

 

Fonte: Serasa Experian


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo