Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

21/12/2012 09h35

Empreendedores individuais incrementam a renda com festejos natalinos

Há até quem já faz planos para ampliar o negócio ou expandir as atividades

notícias relacionadas

O Rio Grande do Norte possui 35,7 mil profissionais enquadrados na categoria jurídica de Empreendedor Individual que aproveitam a formalização para fomentar negócios, principalmente nesse período de festejos de fim de ano. Independente do segmento de atuação, grande parte desses empreendedores vê no Natal uma oportunidade de ampliar a produção e obter um melhor faturamento antes de o ano novo chegar. Há até quem já faz planos para ampliar o negócio ou expandir as atividades com a renda obtida nesse período.

A demanda por alguns serviços aumenta nessa época do ano. É o caso dos serviços de beleza e encomendas de cestas e ceias natalinas. Formalizada há um ano, a manicure Patrícia Amaral é uma das que vê o fluxo do salão crescer durante o ciclo natalino, com a segurança proporcionada pela formalização. "Quando descobri que podia me formalizar, não pensei duas vezes. Agora posso contar com a cobertura previdenciária e com a licença maternidade", afirma a manicure empolgada com o movimento de final de ano. O número de clientes praticamente dobra nesse período e os lucros acompanham o ritmo.

A comerciante Franciscélia Ulisses também não tem do que reclamar. Com um ponto comercial na cidade de Lagoa Nova, a empreendedora está otimista para o fechamento do ano fiscal, tendo como parâmetro as boas vendas. "Nesses primeiros quinze dias de dezembro, vendi o equivalente a todo mês de novembro. E minha expectativa é de que continue assim com a proximidade do Natal". Franciscélia Ulisses diz que a formalização mudou sua vida. "Deixei de ser sacoleira, vendendo de porta em porta, para me tornar empresária. Hoje, tenho meu ponto comercial e já trabalho até com cartão de crédito", conta a ex-sacoleira que também se formalizou há um ano.

O mês de dezembro é um mês atípico para o comércio e para prestadores de serviços. Muitas festas e confraternizações. E se tem festa, é preciso buffet. É com comida que Maria José Medeiros Silva consegue obter sustento. Proprietária da Mazé dos Salgados, na cidade de Currais Novos, a empreendedora trabalha com pastelaria há mais de vinte anos e, quando chega o mês do Natal, tem que reforçar a equipe para dar conta das encomendas de salgados que triplicam nesse período. "Só penso em crescer. Além de pasteleira, consegui concretizar um sonho antigo de abrir um Buffet". Hoje, Maria José chega a comandar uma equipe de mais de dez pessoas em eventos variados, inclusive de grandes instituições, pois, depois de formalizada, pode emitir nota fiscal.

Artesanato
As perspectivas de boas vendas a longo prazo motivaram um grupo de artesãs de São Gonçalo do Amarante a investir na produção de artigos decorativos voltados para esse período do ano. A Associação de Artesãs de Massaranduba (Artmar). Com orientações das equipes do Sebrae, as onze mulheres que integram a associação passaram a investir no artesanato feito com a palha da carnaúba e os festejos natalinos serviram de inspiração para confecção de peças. Com delicadeza e muito cuidado, as artesãs produzem anjos, guirlandas, sinos e estrelas com a fibra da árvore nativa do Nordeste da qual se aproveita quase tudo.

Formalizada como Empreendedora Individual, Rosemeire Maria Flores da Silva faz parte da associação e acredita que o investimento terá um retorno. "Aprendemos e executamos novas técnicas. Acredito que esse trabalho será reconhecido", diz referindo-se aos artigos natalinos, que atualmente estão expostos no Mercado de Artesanato de Santo Antônio, comunidade de São Gonçalo do Amarante. Para se ter uma ideia da dificuldade de elaboração das peças, para confeccionar um anjo de um metro e meio de altura, as artesãs gastam mais cerca de três dias tecendo a palha natural da carnaúba. "Nossas peças são diferenciadas porque são muito trabalhosas de se fazer", justifica.

 

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo