Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

03/08/2012 09h42

Negócios voltados à classe C estão entre as tendências

O consultor Luiz Carlos Barboza aponta, na Feira do Empreendedor do Rio Grande do Norte, as áreas em que os negócios podem prosperar

notícias relacionadas

Desenvolver um bom plano de negócios e possuir o capital de giro necessário são peças fundamentais no quebra-cabeça para a abertura de uma empresa. Mas empreender com êxito vai mais além, e decidir um ramo de atuação promissor pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso do negócio. Para auxiliar quem pretende iniciar uma carreira empreendedora, o consultor e ex-diretor técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, apresentou os principais nichos de mercado da atualidade, durante a palestra ministrada durante a Feira do Empreendedor, que está sendo realizada no Centro de Convenções de Natal.

O consultor abordou a temática "Tendências de mercado: onde estão as melhores oportunidades para empreendedores" e, segundo ele, os negócios que atendem às necessidades da classe C e a população da terceira idade despontam como dois dos principais segmentos para a abertura de novas empresas. Isso ocorre, principalmente, pelo crescimento vertiginoso da classe C e do aumento no percentual da população pertencente à terceira idade.

"O mercado de produtos e serviços destinados a essas duas categorias ainda é pouco explorado. Temos um nicho de mercado muito vasto para esses públicos, que ainda não foi descoberto pelos empreendedores", avalia. Em função do envelhecimento da população brasileira, os negócios de prestação de serviços na área de saúde e segurança estão entre os que podem prosperar.

A terceira, e igualmente promissora área do mercado é o econegócio, tipo de empresa pautada em oferecer produtos que mesclam lucro e sustentabilidade. "Efetivamente, é uma aposta para hoje e, principalmente, para o futuro". A lista das principais oportunidades inclui ainda o setor de Tecnologia da Informação, e Energia.

Segundo Luiz Carlos Barboza, a abertura da economia e a ascensão das classes C e D favorecem os negócios no setor comercial. "Existem pesquisas que comprovam que os consumidores com esse perfil social estão muito atentos à qualidade dos produtos".

O turismo é outra área promissora, principalmente no Nordeste. E a realização da Copa de 2014 abre perspectivas ainda mais otimistas. "Claro, ainda há gargalo, mas o turismo é um grande mercado, sobretudo o internacional", sentencia o consultor. Os negócios ligados à modernização produtiva nos eixos de desenvolvimento na região Nordeste também representam uma oportunidade para empreendeder, é caso da Transnordestina e da transposição do Vale do São Francisco.

Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Coppead/UFRJ, Luiz Carlos Barboza é sócio principal da LCB Consultoria, que tem mais de 12 anos de atuação com projetos de desenvolvimento e competitividade empresarial, com destaque para micro e pequenas empresas (MPE). O consultor é autor de diversas publicações e já realizou palestras em eventos nacionais e internacionais.

 

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo