Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

29/07/2011 09h26

Tradicional feira em Caicó reúne artesões de todo o estado

Uma das novidades apresentadas durante a feira no estande do Sebrae foram os produtos feitos a partir da fibra de coco.

notícias relacionadas

A Festa de Sant'Ana no município de Caicó, distante 269 quilômetros de Natal, tem atraído fiéis de todo o estado para celebrar a avó de Jesus. Durante o evento, uma feira tem chamado a atenção dos visitantes, é a Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (Famuse), que reúne o melhor do artesanato potiguar.

A Famuse já se tornou tradicional do estado. A feira que completa quase três décadas, começou a ser realizada em 1983 e deverá ser celebrada com um evento de porte nacional. Pelo menos, é o que espera a coordenadora do Cracas, Arlete Silva. "Queremos contar com expositores de todo o país nessa data comemorativa".

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, que participou da abertura da Famuse lembrou que, durante um determinado período, o Sebrae promoveu a feira, ao mesmo tempo em que desenvolvia toda uma preparação dos grupos e das associações para que aassumissem a organização do evento.

De acordo com João Hélio, há uma visível evolução dos produtos e dos profissionais envolvidos com o artesanato na região que passou a ser atividade econômica principal de várias famílias seridoenses. "O que tem um impacto social muito grande", destacou.
O desafio agora é fazer a internacionalização desses produtos, através de um projeto do sistema Sebrae. Existem oportunidades de mercado. "Nosso artesanato tem qualidade e, em breve, teremos muitas histórias de sucesso para contar", completou.

A gestora do projeto de artesanato do Sebrae-RN, Maricélia Morais, ressaltou que as artesãs, atendidas pelo projeto, recebem capacitações gerenciais e noções de atendimento ao cliente, marketing e design com o intuito de prepará-las para o mercado. Ela informa, ainda, que muitas artesãs estão se formalizando, no Rio Grande do Norte, através do projeto Empreendedor Individual.

No Seridó, o artesanato já está sendo consolidado em municípios, como Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Parelhas e Acari. De acordo com o gerente do escritório regional do Sebrae, em Caicó, Pedro Alexandro de Medeiros, esses grupos de bordadeiras estão sendo capacitadas e pretendem promover vendas em conjunto, das associações, para outros estados do Brasil.Segundo ele, o projeto Territórios da Cidadania, que visa fortalecer a marca Seridó, será fundamental para o desenvolvimento do artesanato em toda a região.

Além dos artesãos do Seridó, a Famuse recebe expositores de todo o Rio Grande do Norte e também de outros estados. E uma das inovações apresentadas no estande do Sebrae foram os produtos feitos a partir da fibra de coco. A artesã Maria do Socorro, da cidade de Areia Branca, confirma que a novidade foi uma sugestão do Sebrae. Ela participa da Famuse pela primeira vez, juntamente com um grupo de 15 mulheres produzindo essa tipologia de artesanato. "Já estamos comercializando até para São Paulo. E nas rodadas de negócios, nosso produto também é bem comercializado".

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo