Semut lança programa de incentivos ao pagamento de dívidasAs dívidas poderão ser parceladas em até 60 vezes e os descontos irão decrescer na medida em que o número de parcelas aumentar |
notícias relacionadas
- 79% dos consumidores não sabem ao certo o que é estar endividado, diz SPC Brasil
- Fazenda vai pagar dívida de R$ 1,5 bilhão com o Banco do Brasil
- Prazo para agricultor saldar dívidas com o Pronaf termina dia 30
- Governo fará um mutirão fiscal para negociar dívidas com devedores
- Prefeitura concede novo prazo para quitação de débitos com o fisco municipal
- Termina hoje prazo de adesão a parcelamento de dívidas de empresas com a União
- Projeto Natal Sem Dívidas termina esta semana
- Antecipar restituição de IR é opção para quitar dívida cara e sair da inadimplência
- 2013 começa com muito peso para o bolso
- Uvifrios pede recuperação judicial; empresa terá 60 dias para apresentar plano de pagamento
- Inadimplência das empresas tem a maior alta dos últimos três anos
- Natalenses comprometem 38% de seus recursos com dívidas
- Dívidas a serem pagas aos Municípios pela União somam mais de R$ 24 bilhões
- Governadora sanciona lei para negociar dívidas da gestão anterior
- Após forte crescimento em 2011, inadimplência do consumidor inicia o ano em queda
- Inadimplência das empresas sobe 19% em 2011, revela a Serasa
- Saiba como negociar as dívidas sem comprometer o orçamento
- Proprietários de veículos terão até 30 de março para regularizar IPVA
- Inadimplência do consumidor é a maior alta em nove anos
- Aumento do mínimo deve ser usado para quitar dívidas, alerta especialistas
- Saiba como proteger suas finanças e não ficar 2012 no vermelho
- Quase 34% dos brasileiros não têm condições de pagar suas dívidas
- Endividados devem ter cuidado redobrado com as compras parceladas de Natal
- 60% dos consumidores pretendem utilizar 13º para quitar dívidas, aponta Anefac
- Décimo terceiro: Uma oportunidade para se livrar de dívidas e iniciar uma poupança
- Seis de cada dez famílias estão endividadas, mostra CNC
A Secretaria Municipal de Tributação (Semut) vai lançar no dia 1º de outubro uma campanha de incentivo para que os contribuintes em débito com o tesouro municipal possam quitar suas dívidas com descontos de multas e juros de mora que podem chegar a 90% para quem pagar integralmente a dívida.
Segundo a secretária-adjunta de Tributação, Renata Sofia, as dívidas poderão ser parceladas em até 60 vezes e os descontos irão decrescer na medida em que o número de parcelas aumentar. Ela explica que haverá descontos e parcelamentos nos débitos com Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS), Taxa de Lixo, Taxa de Publicidade, Tarifas de Licença, entre outros tributos. Essa campanha estará em vigor até o dia 31 de janeiro de 2014.
Renata Sofia destaca que a campanha tem o objetivo de incentivar a regularização dos contribuintes da capital potiguar, uma vez que a Secretaria está flexibilizando as opções de pagamento das tarifas em aberto. Em caso de parcelamento da dívida, a primeira parcela não pode ser inferior a 10% do montante do débito.
A secretária-adjunta ressalta que o diferencial desse programa é que ele permite ao contribuinte escolher o débito que ele deseja pagar, ou seja, se ele tem alguma dívida em questionamento, pode continuar em processo de discussão. Em outras iniciativas dessa natureza, era necessária a contabilização de todas as dívidas municipais do contribuinte para que o parcelamento fosse autorizado. "A nossa expectativa para a adesão ao programa é a melhor possível, já que estamos facilitando ao máximo as opções de pagamento", afirma ela.
Essa facilidade de pagamento será uma das últimas oferecidas pelo governo municipal, pois a Semut está determinada a incrementar e fortalecer, ainda mais, as vias de cobrança do órgão. Renata Sofia informa que a Secretaria já vem realizando ações nesse sentido, como a realização de leilões de imóveis e bens, protesto de títulos e inscrições dos contribuintes na divida ativa do Município. Ela ressaltou ainda que a gestão tem todo o interesse na quitação desses débitos e a Semut está pronta para atender os interessados em aderir ao programa de incentivos.
O contribuinte que desejar regularizar sua situação deve se dirigir à própria Secretaria Municipal de Tributação, que está localizada na Praça do Estudante, 90, Cidade Alta, ou, pode procurar aos boxes de atendimento do órgão nas Centrais do Cidadão do bairro do Alecrim e da Zona Norte, no Shopping Estação.
Essa iniciativa faz parte do projeto Cidadania Fiscal, lançado no mês de julho pelo prefeito Carlos Eduardo, que ao mesmo tempo em que oferece a possibilidade de regularizar o débito com o Município em condições especiais de parcelamento, incrementa medidas para inibir e coibir a sonegação fiscal, com fiscalização permanente, análise de dados e cruzamento de informações entre Semut, Receita Federal e Ministério Público do Estado.
Fonte: Prefeitura do Natal