Mais RN - 01/08/2022

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

28/04/2011 18h01

Contagem regressiva para a BNTM em Natal

Dados da CTI Nordeste já mostram que evento deste ano terá crescimento de 10%.

notícias relacionadas

O Rio Grande do Norte está preparado para realizar uma grande BNTM, evento que acontece entre 12 a 15 de maio, no Centro de Convenções de Natal, com a presença estimada de cerca de 500 buyers (operadores de turismo) internacionais, 300 supliers e 100 jornalistas do Brasil e de alguns países. O secretário de Turismo do RN e presidente da Emprotur, Ramzi Elali, observa que a organização do evento, atualmente, está centralizada em Natal, o que garante uma logística ainda mais ágil. "Já montamos uma grande estrutura de imprensa, estamos cuidando da festa de abertura, que será caprichada, com mostra de nossa riqueza cultural, e teremos novidades nos passeios pós-evento", adianta Elali.

O secretário diz que os roteiros que buyers e jornalistas farão após a BNTM serão o que de melhor o Rio Grande do Norte oferece em termos de passeios turísticos. As opções de passeio são várias: Centro Histórico de Natal, com visita ao cajueiro de Pirangi e passeio de barco no Marina Badauê; Praia da Pipa (Tibau do Sul); Dunas de Jenipabu, com extensão ao Cabo de São Roque (Esquina do Continente); Maracajaú, com mergulho nos parrachos; Galinhos e o turismo religiosos de Santa Cruz. "Estamos envolvendo todos os setores, desde Governo e prefeituras a entidades de classe, para mostrarmos de maneira muito peculiar os atrativos turísticos potiguares. A iniciativa privada do RN, também está empenhada em fazer da Feira uma grande oportunidade de negócios para o Estado", diz o secretário.

Outro dado importante é que a vigésima edição do evento (BNTM) deverá crescer 10% em relação ao ano passado. A informação é do secretário executivo da Fundação CTI Nordeste, Roberto Pereira. Segundo ele, cerca de 60% dos operadores que virão a Natal serão os mesmos que estiveram em Porto de Galinhas, em 2010. Dos novos buyers, 25% serão de mercados considerados tradicionais e 15% de mercados novos para o Nordeste. O objetivo, ainda segundo Pereira, é conquistar novos vendedores para os destinos envolvidos, bem como abrir novos mercados de demanda para o Nordeste brasileiro, como é o caso, por exemplo, do Leste Europeu, que mandará a Natal vários operadores, via Tap. Quanto à Europa, ressalta Roberto Pereira, deverá ser mantida a predominância de destinos como Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha. Da América do Sul, cresce a cada ano, segundo o secretário da CTI Nordeste, o interesse de mercados como Argentina, Uruguai, Peru e Paraguai. Neste ano, as novidades ficarão por conta da Bolívia e da Colômbia, esta última com vôos diários da Varig/Gol e da Tam.

Ainda segundo Roberto Pereira, a meta para a BNTM deste ano é promover 8.250 rodadas de negócios durante as entrevistas entre buyers e suppliers (fornecedores), superando o volume do ano passado, quando houve 7.227 entrevistas. O gerente da Fundação CTI Nordeste lembra que a BNTM de 2010 gerou U$ 243 milhões em negócios. Para este ano, diz ele, a meta é chegar a U$ 287 milhões, com incremento de 18% no volume de negócios gerados ou potencializados.

Sobre a BNTM

A Brazil National Tourism Mart (BNTM) é promovida pela Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste - CTI/Nordeste. O objetivo é vender o produto turístico nordestino nos mercados nacional e internacional. O evento reúne buyers (operadores) e supliers (fornecedores). O evento conta com apoio e patrocínio do Ministério do Turismo/Embratur, Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeitura de Natal. A bolsa conta, também, com o apoio da Infraero, Sebrae e das companhias aéreas Tap, Tam, Gol/Varig e American Airlines.BNTM de Natal terá 500 buyers.

Fonte: Setur


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo