Empresas aéreas terão de atender clientes pessoalmente em aeroportosAeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim, vai abrigar guichês de atendimento das empresas Gol, VRG Linhas Aéreas e TAM. |
notícias relacionadas
- Governo zera alíquota de ICMS para combustíveis de aviação em Mossoró e Caicó
- Anac exclui Aeroporto de SGA da tarifa de reajuste
- Check-in compartilhado contribuirá para reduzir filas em aeroportos
- Acessos ao ASGA: Governador libera viaduto e visita obras do trecho sul
- CBTU elabora projeto de expansão que contempla Aeroporto de São Gonçalo
- RN disputa implantação de centro de voos internacionais e nacionais no Nordeste
- MPF cobra medidas para evitar presença de urubus próximo ao aeroporto de São Gonçalo
- Novo aeroporto de Natal tem capacidade para 6,2 milhões de passageiros
- Governadora visita obras de acesso ao novo Aeroporto de São Gonçalo do Amarante
- Ministro destaca cumprimento de cronograma do aeroporto de São Gonçalo do Amarante
- Anac propõe novas regras para bagagens em aviões
- Demanda por transporte aéreo cresce mais de 6% em 2012
- Custo médio das passagens aéreas cai pela metade em dez anos
- ANAC fará auditoria em sistemas de check-in da GOL e TAM
- Obra do Aeroporto de São Gonçalo deverá ser concluída antes da Copa do Mundo FIFA 2014
- Governadora fará visita técnica à obra do Aeroporto de São Gonçalo
- Fecomércio lidera grupo de empresários em visita às obras do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante
- Obras do Augusto Severo tiveram um investimento de R$ 16,4 milhões
- Tarifa média doméstica cai mais de 6% em 2011
- Tarifa Aérea Média Doméstica de janeiro a novembro de 2011 cai 7,1%
- Reunião em Brasília pode definir destino do aeroporto de Mossoró
- RN mostra oportunidades de negócios nos Estados Unidos
- Governo do Estado e proprietário do terreno do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante chegam a um acordo
- Para IPEA, Augusto Severo está em situação crítica
- Conaero anuncia medidas para aeroportos no Carnaval
- São Gonçalo do Amarante: veja detalhes do futuro aeroporto-cidade
- Privatização de aeroportos não vai levar à queda de tarifas, dizem especialistas
- Leilão de privatização de aeroportos arrecada quase cinco vezes o previsto pelo governo
- Aeroporto Augusto Severo tem queda de movimentação em dezembro
- Augusto Severo registra aumento de 6% na movimentação de passageiros
- Governo do Estado assina protocolo de intenções do Aeroporto de São Gonçalo
- Mercado das companhias aéreas menores aumentou quase 30%
- Greve dos aeroportos não pode passar de 20% de funcionários parados
- Governadora defende “Aluísio Alves” para Aeroporto de São Gonçalo
- Aeronáutica deve elaborar plano específico para aeroporto de Mossoró
- Deputado faz alerta sobre obras de acesso ao aeroporto de São Gonçalo
- "O aeroporto será concluído antes da copa", afirmou governadora
- Dilma Rousseff: "Abrimos no RN uma oportunidade para o desenvolvimento"
- Demanda por voos domésticos aumenta 9,06% em setembro
- Anac indefere segundo colocado no leilão do ASGA
- Consórcio terá de acelerar cronograma para entregar aeroporto a tempo da Copa
- Representantes do Consórcio Inframérica se encontram com a governadora Rosalba Ciarlini
- Infraero anuncia investimento de R$ 10 milhões em aeroportos do interior do RN
- Aeroportos de São Gonçalo e Augusto Severo podem funcionar em conjunto
- Presidente da Infraero visita obras do Aeroporto de São Gonçalo
- Governo garante arena, aeroporto e porto para dezembro de 2013
- Aeroporto de São Gonçalo é tema de evento para Copa de 2014
- Reunião discute obras de melhorias para Aeroporto Augusto Severo
- Governo aguarda estudo técnico do ITA para reesturutrar aeródromos do RN
- Aeroporto de Mossoró retoma as atividades
- Governadora e bancada federal vão a Anac solicitar liberação do aeroporto
- Aeroportos da Copa: banheiros estão fora do padrão internacional
- Empresa garante que aeroporto de São Gonçalo ficará pronto antes da Copa
- Governadora chega a Natal em clima de comemoração
- Grupo que irá construir e operar aeroporto atua em diversas áreas da infraestrutura
- Veja o que disseram lideranças políticas e econômicas sobre o leilão do aeroporto:
- Lance mínimo pelo superaeroporto é de R$ 51,7 milhões
- Governo está confiante no leilão do Aeroporto de São Gonçalo
- Leilão atrai investimentos da iniciativa privada para Aeroporto de São Gonçalo
- Privatização de outros aeroportos pode prejudicar o de São Gonçalo do Amarante
- Infraero reduz previsão de investimentos para Aeroporto de São Gonçalo
- Anac suspende voos da Noar
- Leilão do aeroporto é adiado, mas governo não acredita em atraso no cronograma
- Superintendente da Infraero no RN diz que reforma foi pensada para atender a demanda já existente e não para Copa de 2014
- Infraero irá aproveitar reforma já iniciada no Augusto Severo para a Copa de 2014
- Infraero confirma que Augusto Severo será o aeroporto de Natal para a Copa de 2014
- Aeroporto de São Gonçalo receberá R$ 168,9 milhões da Infraero
- Obras começam e Aeroporto Augusto Severo deve estar pronto em dezembro
- Taxas serão definidas de acordo com a qualidade de cada aeroporto
- Governo e Infraero discutem obras do aeroporto de São Gonçalo
- Fluxo de passageiros no Augusto Severo deve aumentar 28% em relação a 2009
- Anac aprova Estudo e Minuta de Edital do Aeroporto de S. Gonçalo do Amarante
- 52 dos 181 voos da TAM estão atrasados ou foram cancelados nesta manhã
- Anac tem novas regras para registro de passagens aéreas
A partir de agora, as empresas aéreas serão obrigada a disponibilizarem atendimento presencial nos aeroportos em que movimentem mais de 500 mil passageiros por ano - além dos já conhecidos atendimento via internet e telefone. A medida segue uma determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
No Rio Grande do Norte, a Aeroporto Internacional Augusto Severo localizado em Parnamirim, vai abrigar guichês de atendimento das empresas Gol, VRG Linhas Aéreas e TAM.
As novas regras de atendimento ao consumidor, válidas para todas as empresas aéreas regulares nacionais e estrangeiras que operam no Brasil, estão previstas na Resolução nº 196 da Anac e estabelecem que estruturas para atendimento presencial aos passageiros sejam implantadas em 23 aeroportos brasileiros, por cinco empresas aéreas nacionais e uma estrangeira.
Durante o primeiro mês de vigência da resolução, a Anac vai monitorar o funcionamento do atendimento presencial para, em dezembro, iniciar efetivamente os processos de fiscalização e eventuais autuações.
A estrutura de atendimento deve ser implantada nos aeroportos separadamente dos balcões de check-in e das lojas destinadas à venda de passagens, com identificação específica para melhor atendimento do usuário. O atendimento presencial de cada empresa aérea deve estar disponível no mínimo duas horas antes de cada decolagem e duas horas após cada pouso de suas aeronaves.
Por meio do atendimento presencial, as empresas devem ser capazes de receber e registrar manifestações de passageiros, tais como reclamações em relação aos serviços prestados pela empresa aérea, e adotar os procedimentos necessários para a solução imediata do problema, quando possível.
A empresa também deve informar ao passageiro o prazo final para a resposta, que não poderá ser maior que cinco dias úteis, a partir do registro de atendimento, e fornecer ao passageiro um número de protocolo. A Anac recomenda que esse mesmo número de protocolo, fornecido pela companhia aérea, seja informado, caso haja necessidade em recorrrer à Agência, ao Fale com a ANAC, serviço de atendimento prestado pela ANAC, que continuará sendo realizado normalmente.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Anac