Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

23/05/2012 09h17

Demanda das empresas por crédito cresceu 2,1% em abril

Os estímulos adotados pelo governo com o intuito de se acelerar a atividade econômica estão impulsionando demanda das empresas por crédito.

notícias relacionadas

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, a quantidade de empresas que procurou crédito em abril/12 cresceu 2,1% em relação ao mesmo mês do ano passado (abr/11). Na comparação com o mês imediatamente anterior (mar/12), houve queda de 8,1% na demanda das empresas por crédito tendo em vista o menor número de dias úteis (20 em abril contra 22 em março).

No acumulado do ano, a alta da demanda das empresas por crédito passou de 0,8% no trimestre findo em março/12 para 1,1% nos quatro meses encerrados em abril, sinal de que a demanda das empresas por crédito já se encontra em trajetória de recuperação, diferentemente do que vem ocorrendo com a demanda de crédito por parte dos consumidores.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, os diversos estímulos adotados pelo governo com o intuito de se acelerar a atividade econômica estão impulsionando, ainda que gradativamente, a demanda das empresas por crédito, uma vez que estas vão se preparando para um segundo semestre cujo dinamismo econômico tenderá a ser melhor do que o observado nesta primeira metade de 2012.

Análise por setor
Todos os setores econômicos cresceram as suas demandas por crédito, na comparação interanual, em abril/12. O destaque ficou por conta do setor de serviços, que apresentou alta de 4,7% frente a abril/11. Logo em seguida, as empresas industriais avançaram em 1,8% a sua demanda por crédito e, por último, as empresas comerciais a expandiram em 0,2% na comparação com abril do ano passado.

No acumulado dos primeiros quatro meses de 2012, as empresas de serviços estão exibindo o maior crescimento em termos de demanda por crédito: alta de 3,3% frente ao período de janeiro a abril de 2011. Em segundo lugar, aparecem as empresas industriais com alta de 2,8% neste mesmo critério de comparação.

Por fim, apenas as empresas comerciais estão recuando suas demandas por crédito neste ano de 2012 (com variação de -0,9% frente ao primeiro quadrimestre de 2011). O nível ainda elevado da inadimplência do consumidor continua impactando negativamente demanda das empresas comerciais por crédito neste início de 2012.

Análise por região
Em todas as regiões geográficas do país houve aumento de procura por crédito das empresas em abril/12 na comparação com o mesmo mês do ano passado. O destaque ficou para a região Sul com alta de 5,8%, seguida pelo avanço de 4,9% das empresas da região Norte.

No acumulado do ano, somente a região Centro-Oeste exibe recuo na demanda de suas empresas por crédito. Por outro lado, as regiões Sul e Nordeste, com altas de 2,9% e de 2,0%, lideram a procura das empresas por crédito neste ano de 2012.

Análise por porte
As médias e grandes empresas têm se destacado em termos de demanda por crédito neste ano de 2012. Em abril/12, as altas foram de 11,3% e de 15,0% quando comparadas com o mesmo mês do ano passado. Já nas micro e pequenas empresas, a busca por crédito cresceu bem menos (alta de 1,5%).

Comportamento semelhante é também verificado no acumulado do ano. As grandes empresas expandiram a sua demanda por crédito em 15,8% e as médias em 10,3% nos primeiros quatro meses de 2012. Já nas micro e pequenas empresas, o crescimento foi de apenas 1,1%.

O agravamento do quadro externo esta fazendo com que as médias e grandes empresas acabem procurando crédito nas fontes tradicionais domésticas (crédito bancário e crédito mercantil), em detrimento de outras fontes (recursos externos e emissões primárias de ações), as quais se retraem perante os impactos adversos da conturbada situação financeira internacional.

 

Fonte: Serasa Experian


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo