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21/02/2011 09h37

Pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas inicia 2011 em queda

Tendência foi observada em todos os setores da economia.

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Este ano, a pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas começou em queda. Em janeiro, a cada mil pagamentos realizados, 947 foram quitados à vista ou com um atraso máximo de sete dias, o que corresponde a 94,7% de pontualidade. Em dezembro do ano passado, a pontualidade havia sido de 95,4%.

Todos os setores da economia apresentaram redução na pontualidade de pagamento neste início de ano, atingindo 95,3% no comércio, 94,0% no setor de serviços e 93,3% na indústria. O menor nível de pontualidade do setor industrial é reflexo das dificuldades que a valorização cambial vem acarretando ao setor em termos de perda de competitividade face aos produtos importados.

A queda da pontualidade dos pagamentos efetuados pelas micro e pequenas empresas, segundo os economistas da Serasa Experian, é normal no início do ano. Com o fim das vendas de final de ano, há uma desaceleração sazonal do nível de atividade, diminuindo a geração de caixa das empresas. Todavia, apesar deste declínio, comparando-se apenas os meses de janeiro, o nível da pontualidade observado em 2011 foi o maior dos últimos seis anos: 93,6%(jan/2006); 93,4% (jan/2007), 93,4% (jan/2008), 92,9% (jan/2009) e 93,8% (jan/2010).

O valor médio dos pagamentos em dia caiu 2,7% entre dezembro/10 e janeiro/11, atingindo R$ 1.596,70. Porém, na comparação com janeiro de 2010, houve acréscimo de 6,8% (a quarta variação anual positiva seguida), sinalizando que as medidas de aperto monetário ainda não impuseram maiores constrangimentos à administração de caixa das micro e pequena empresas.

 

Fonte: Serasa Experian


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