Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

28/11/2011 12h48 - Atualizado em 28/11/2011 13h32

Dilma Rousseff: "Abrimos no RN uma oportunidade para o desenvolvimento"

A presidenta da República, Dilma Rousseff, assinou na manhã desta segunda (28) contrato de concessão para construção do restante do complexo aeroportuário.

Por: Mara Rochele e Ana Paula Oliveira

notícias relacionadas

A presidenta Dilma Rousseff assinou na manhã desta segunda-feira (28), em São Gonçalo do Amarante, o contrato de concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, o primeiro leiloado pelo poder público para iniciativa privada.

Em seu discurso, a presidenta fez questão de agradecer o esforço dos políticos do Rio Grande do Norte pelo empenho na luta para tornar realidade o Aeroporto.

"Hoje é um momento muito especial porque estamos assinando o contrato para se construir o restante do complexo aeroportuário. Além disso, abrimos aqui no Rio Grande do Norte uma oportunidade para o desenvolvimento", disse.

Dilma Rousseff destacou dois importantes pontos na aquisição do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante: Cargas e Passageiros. "A carga tem uma característica. Ela beneficia as pessoas da região. Traz oportunidade que sem o aeroporto não teria. Entre elas, a oferta de empregos", destacou.

Ela fez questão de ressaltar as vantagens do Aeroporto. "Os nossos aeroportos foram criados há muito tempo. A cidade, como não poderia deixar de ser, cresceu próximo aos aeroportos. Aqui, nós teremos a maior e melhor pista. Nesse aeroporto pousarão aviões que em outros não pousarão", admitiu.

Sobre os benefícios do turismo, após a inauguração do Aeroporto, a presidenta Dilma Rousseff, afirmou que "quem conhece o mar aqui do RN, não vai querer nadar nas águas frias de outros lugares. Mas, sem dúvida um dos pontos turísticos mais bonitos do Brasil está aqui. E esse aeroporto vai beneficiar pessoas de todos os lugares do mundo".

A presidenta lembrou que há um tempo o povo brasileiro não podia viajar pelo país devido à falta de recursos. "Agora ele pode. Atualmente, o nosso maior turismo é o interno. Houve um crescimento vertiginoso no Brasil. Acredito que essa realidade mudou graças às várias oportunidades de emprego", declarou.

Dilma Rousseff acrescentou que "enquanto nós geramos emprego aqui e estamos lutando, e, esse aeroporto é instrumento para garantir empregos aos brasileiros, outros países que eram objetos de desejos de muitos brasileiros como, Espanha e Estados Unidos aumentaram o número de desempregados. E o que é mais grave, o aumento maior é sentido nos mais jovens.

O Brasil, segundo a presidenta Dilma Rousseff, cresceu nos últimos nove anos, o equivalente a um país como, a Argentina. "Somos um país responsável. Estamos crescendo, somos amadurecidos economicamente, mantemos a nossa estabilidade", garantiu.

Previsão

A previsão dos representantes do Consórcio Inframérica é que em abril de 2014 o novo aeroporto inicie suas operações e em junho do mesmo ano já esteja funcionando com toda sua estrutura e capacidade para atender a demanda da Copa do Mundo da FIFA 2014.

O Consórcio Inframérica, formado pela Engevix e a Corporacion Argentina, foi o vencedor do leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo com um lance de R$ 170 milhões, o que representou um ágio de 228,82% do valor inicial para os lances.

 



0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo