Prefeitura do Natal

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

05/12/2011 15h29

Governadora defende “Aluísio Alves” para Aeroporto de São Gonçalo

Palestra “Investimentos em infraestrutura pública para o novo aeroporto (estradas, saneamento, drenagem)” foi apresentada pela gestora durante Motores do Desenvolvimento.

Por: Annapaula Freire

notícias relacionadas

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) voltou a defender o nome do ex-governador e ex-ministro Aluísio Alves para o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. O Seminário Motores do Desenvolvimento discutiu ações para o crescimento do estado, com foco no Aeroporto, na manhã desta segunda-feira (05), no Hotel Barreira Roxa. Rosalba foi uma das palestrantes do evento.

"O Congresso Nacional fará justiça escolhendo um homem que projetou a bandeira da esperança no Rio Grande do Norte", disse em referência a Aluísio Alves. Para Rosalba, a homenagem ao político falecido em 2006 é um reconhecimento às idéias modernistas e ao trabalho dele pelo Estado, por exemplo, a luta pela transposição do Rio São Francisco. A escolha do nome depende de aprovação no Congresso Nacional. Anteriormente, na visita da presidente Dilma Rousseff para assinatura da concessão, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, apresentou o nome da romancista Dona Militana.

Com o tema "Investimentos em infraestrutura pública para o novo aeroporto (estradas, saneamento, drenagem)", a governadora salientou o esforço da bancada federal para implantação do aeroporto, através de parceria pública e privada. Segundo a governadora, 75% das indenizações para a realização das obras já foram pagas. O restante segue em andamento judicial para o acerto de valores.

Uma das grandes preocupações da gestora é a realização de um planejamento estratégico para explorar ao máximo o potencial econômico do aeroporto - planejado para ser intermodal, ou seja, receber tanto passageiros, quanto cargas. Daí a pretensão de traçar um "Master Plan", um plano diretor, que normatize as atividades em torno da obra.

Também prevista no projeto do aeroporto, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Macaíba alavancará o desenvolvimento da região por se tratar de uma área de livre comércio. De acordo com Rosalba, a ZPE de Macaíba terá caráter tecnológico e farmacêutico.

Entre as obras de infraestrutura planejadas por Rosalba estão um porto de maior capacidade, duplicação da BR 304 (ligando Natal a Mossoró), obras de mobilidade urbana que garantam maior rapidez no deslocamento de passageiros até o aeroporto (Veiculo Leve sobre Trilhos), e projeto que contemple o acesso de ferrovia até o aeroporto.

"Trampolim para o Desenvolvimento"

O deputado federal Henrique Alves (PMDB) reforçou a necessidade de um planejamento estratégico para o entorno do aeroporto, que chamou de "trampolim para o desenvolvimento", em alusão à expressão "trampolim da vitória". Para Henrique, a grandeza do instrumento aeroportuário será comprovada pela capacidade de passageiros da obra. No projeto consta uma pista com envergadura para receber o maior avião do mundo (a nave comporta até 800 passageiros).

A programação do seminário recebeu ainda Valério Menescal, da Secretaria de Aviação Civil. O representante do ministério alertou para, além dos investimentos na infraestrutura do aeroporto, o investimento na gestão.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo