Mais RN - 01/08/2022

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

13/09/2011 09h18

Reunião discute obras de melhorias para Aeroporto Augusto Severo

A ideia é que sejam feitas ações conjuntas em questões como uso do solo, emissão de ruídos, mobilidade urbana, segurança de voo.

notícias relacionadas

Representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) se reuniram na tarde de ontem (12), em Natal, com representantes da administração direta e indireta do município, para tratar de um acordo de cooperação que trará melhorias estruturais para o uso do Aeroporto Internacional Augusto Severo.

Apesar de ser localizado no município de Parnamirim, o aeroporto é um importante equipamento para o turismo da capital potiguar e sofre influência da proximidade entre os dois municípios, que são limítrofes.

A ideia é que sejam feitas ações conjuntas em questões como uso do solo, emissão de ruídos, mobilidade urbana, segurança de voo. O secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutra (Semopi), Sérgio Pinheiro, informou que existem boas perspectivas para que seja oficializado o acordo ente o executivo municipal natalense e a Infraero.

A gerente de Planejamento de Integração Urbana da Infraero Nacional, Tânia Caldas, informou que em todo o Brasil o órgão tem buscado parcerias com prefeituras municipais, no sentido de desenvolver ações planejadas em conjunto, visando fazer diversas adequações que melhorem o uso destes equipamentos para todos os envolvidos, sejam passageiros, funcionários, moradores do entorno.

"Apesar de sermos os responsáveis pela administração do Aeroporto Augusto Severo, não temos influência direta em questões como o uso do solo ou da mobilidade urbana, por exemplo. Daí a necessidade de atuarmos junto com as administrações municipais em qualquer intervenção que venhamos a realizar na estrutura dos aeroportos", informou a gerente Tânia Caldas.

A gerente da Infraero apresentou todo o planejamento que vem sendo executado em outros aeroportos do país, como em Recife, seus respectivos planos de uso do solo, de zoneamento de ruído, de segurança aeroportuária. "Temos que observar quais as estruturas que já existem no entorno ou as que venham a ser edificadas e a partir daí realizar as adequações necessárias, como, por exemplo, um tratamento acústico, caso haja no entorno do aeroporto uma escola, hospital, biblioteca", informou Tânia Caldas.

Um dos pontos mais importantes apresentados foi quanto à questão da segurança aeroportuária, na qual um dos principais problemas enfrentados é o perigo do choque de aves contra aeronaves, que já provocou graves danos na estrutura de muitos aviões. Daí a necessidade de se estudar se na área do entorno de um aeroporto há lixões, aterros sanitários, que atraem pássaros, que por sua vez são uma grande ameaça.

O secretário municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo FIFA 2014 (Secopa), Rodrigo Cintra, lembrou que a possibilidade da assinatura deste termo de cooperação entre a Infraero e a Prefeitura do Natal se faz importante também pelo fato da capital potiguar ser uma das sedes da Copa do Mundo 2014.

Também estiveram presentes na reunião, o superintende do Aeroporto Internacional Augusto Severo, Uziel Paiva Vieira e a coordenadora de Programas de Integração Urbana da Infraero nacional, Esther Fernanda Peixoto.

 

Fonte: Prefeitura do Natal


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo