Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

10/11/2011 10h20

Taxa de juros para empresa cai para 3,89% ao mês

A taxa de juros cobrada nos financiamentos para as empresas ficou em 58,08% ao ano, frente aos 59,55% registrados um mês antes.

notícias relacionadas

A taxa média de juros nos financiamentos para empresas atingiu 3,89% ao mês em outubro, índice 8 pontos-base menor do que o registrado em agosto, quando a taxa era de 3,97% ao mês. Trata-se da menor taxa registrada da série histórica, segundo divulgou a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).

A taxa de juros cobrada nos financiamentos para as empresas ficou em 58,08% ao ano, frente aos 59,55% registrados um mês antes.

Por modalidade
Considerando as modalidades de crédito oferecidas para as empresas, é possível constatar que não houve aumento em nenhuma uma das pesquisadas na comparação mensal. Frente a outubro de 2010, somente capital de giro registrou juros 41 pontos-base menor. Já desconto de duplicatas registrou alta de 2 pontos-base, enquanto conta garantida-cheque especial teve crescimento de 77 pontos-percentuais.

Juros voltam a cair
Os juros cobrados nos financiamentos à pessoa física voltaram a cair em outubro, de acordo com a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), e renovaram o recorde de menor taxa da série histórica, com média de 6,60%. Tanto na comparação mensal quanto em relação ao mesmo período do ano passado, quando a taxa média era 6,69%, houve redução de 9 pontos base.

Segundo o coordenador do levantamento, divulgado nesta quinta-feira (10), e vice-presidente da associação, Miguel José Ribeiro de Oliveira, a redução ocorreu mesmo após todas as medidas restritivas implementadas pelo Banco Central para reduzir a demanda interna e combater a inflação.

Segundo ele, o recuo pode ser atribuído a quatro fatores: Bom momento que passa a economia brasileira, mesmo com a pequena redução da atividade econômica; Maior oferta de crédito, atingindo hoje 48,4% do PIB, o maior volume já alcançado; Maior competição no sistema financeiro e queda da taxa básica de juros Selic promovida pelo Banco Central em 19/10/2011.

 

Fonte: Infomoney


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo