Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

03/11/2010 15h34 - Atualizado em 03/11/2010 15h37

TJRN premiará empresa com mais acordos na Semana de Conciliação

A empresa que mais resolver questões pendentes com os clientes levará o prêmio

Por: Felipe Gibson

notícias relacionadas

 

Como uma forma de estimular a classe empresarial a negociar questões jurídicas pendentes com seus clientes, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) premiará a empresa que realizar o maior número de acordos durante a Semana Nacional de Conciliação, realizada entre 29 de novembro e 3 de dezembro. O vencedor leva o prêmio "Empresa Legal".

A coordenadora da Comissão Estadual de Conciliação, juíza Sulamita Pacheco, explica que a ideia é fazer com que as empresas se empenhem na apresentação de boas propostas e melhorem o atendimento a seus clientes. Segundo a juíza, a maioria dos casos que aguardam resolução diz respeito a questões envolvendo os direitos do consumidor.

"São questões referentes a contas, atendimento por telefone, atendimento, juros de cartão, SPC, entre outros. As empresas que mais têm questões pendentes são as de telefonia, bancos, cartões de crédito e energia", conta Sulamita Pacheco. A expectativa é que durante a Semana de Conciliação sejam realizadas oito mil audiências no estado.

De acordo com a coordenadora a estimativa envolve um trabalho prévio desenvolvido pelo TJRN, que vem mantendo contato com as empresas para discutir as melhores saídas para os casos. "Não vamos jogar qualquer questão para ser resolvida. É preciso escolher as demandas em que são possíveis acordos sem maior complexidade", conclui a juíza.

Conciliação aquecerá comércio

A Semana de Conciliação também terá papel importante no comércio. De acordo com o TJRN cerca de R$ 40 milhões serão movimentados. Deste total, R$ 16 milhões devem ser injetados totalmente no comércio local, através dos acordos realizados.

Para o superintendente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Adelmo Freire, as audiências trarão vários consumidores de volta. Na avaliação do superintendente, a regularização de situações que travavam os clientes de estar no mercado de consumo.

"Beneficiará indiretamente o comércio, sobretudo pelas datas do fim do ano. Ganham o estado, a capital e o comércio", analisa Freire.

No evento promovido entre 29 de novembro e 3 de dezembro, a CDL vai disponibilizar um guichê de pré-conciliação para a formalização dos acordos.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo