Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

01/11/2010 08h55 - Atualizado em 01/11/2010 09h02

Redução do IPI para material de construção aquece vendas de fim de ano

Expectativa de lojistas chega até a 30% de crescimento no período.

Por: Lidiane Lins

notícias relacionadas

Fim de ano chegando, muita gente aproveita para fazer aquela reforma que estava esperando e deixar a casa em dia. Com a prorrogação do incentivo fiscal concedido pelo governo para materiais de construção, o projeto de reforma da casa deverá ser o projeto de fim de ano de muitos brasileiros.

O desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), concedido deste o ano passado, deveria ter encerrado até o dia 30 de junho deste ano, mas o governo decidiu prorrogá-lo até o dia 31 de dezembro, para aproveitar o aquecimento do setor da construção civil.

Nesse período, muitos empresários do ramo estão preparando seus estoques para o aumento do movimento de clientes nos dois últimos meses do ano.

De acordo com o presidente da Rede de Lojas de Materiais de Construção (Redecon), Luiz Antônio Lacerda, a expectativa da associação é de que haja um crescimento de cerca de 15% neste final de ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

"As vendas haviam estagnado um pouco nos meses anteriores, mas as expectativas para o final do ano são as melhores possíveis. Agora, os associados estão se preparando para reforçar o atendimento ao cliente nesses dois últimos meses, em que o movimento aumenta", revelou Lacerda.

Para a gerente da Saci Materiais de Construção, Fátima Batista, a expectativa de crescimento nas vendas é ainda maior, em torno dos 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

"Desde que o IPI foi reduzido, a loja tem estado cheia permanentemente, principalmente por clientes que tem apostado em pequenas construções, como quartos extras para alugar. Essa tem sido uma tendência do público natalense este ano. Agora em novembro, a maioria dos clientes está em busca de materiais para reforma, especialmente de artigos para banheiro", afirmou.

Aproveitar a redução dos preços para reformar a casa no final do ano é justamente o que planeja fazer o gerente comercial, Iron Marinho. Para ele, a prioridade será consertar o telhado e retocar a pintura interna e externa da casa.

"Já temos parte do material, que compramos aos poucos. Vamos aproveitar esse período de preços mais baixos para comprar o restante e começar a reforma", disse o gerente.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo