“A crise econômica está na cabeça das pessoas”, afirma ministro em evento da CNC
12/03/2015 17h14O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro Neto, afirmou em discurso que a crise econômica estaria na cabeça das pessoas. Monteiro participou nesta quarta-feira (11) de um almoço com os diretores da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no qual destacou o atual cenário econômico do país e a valorização do potencial exportador brasileiro. Segundo o ministro, a classe empresarial precisa se manter otimista e apoiar as medidas do governo voltadas ao ajuste fiscal para que o país se desenvolva.
O Brasil de hoje tem uma relação crédito/PIB que chega a 50%, enquanto que há 10 anos esse número era de apenas 25%. Armando Monteiro Neto também destacou a poupança interna favorável o fato do país não ter uma inflação galopante instalada. Segundo ele, o Brasil já atravessou crises muito piores.
Embora tenha mantido um tom de esperança no discurso, o ministro reconheceu que os remédios que estão usando para tratar os problemas da economia no país são amargos, e que a redução da desoneração das folhas de pagamento corrige apenas uma parte dos problemas. O grande problema está reajustes de preços realizados no ano passado. A alta está tirando a possibilidade da competitividade das empresas brasileiras.