Vendas na páscoa decepcionam, mas ocupação nos hotéis é destaque no RN
07/04/2015 18h13Segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (6) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), houve uma retração de 4,93% nas vendas de páscoa este ano. Em 2014 o volume foi positivo, comerciantes venderam cerca de 2,55%. Em contrapartida, o turismo teve um aumento considerável em Natal e no litoral do Rio Grande do Norte. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN), 95% dos leitos em hotéis de Natal e região litorânea foram ocupados no feriadão da Semana Santa. A associação estima um crescimento de 7% em relação à ocupação do ano passado.
O dólar alto tem seus malefícios para a economia, mas acaba favorecendo o turismo interno. Muitas pessoas deixaram de viajar para fora do país e preferiram as praias do Nordeste. Além de a moeda americana estar mais valorizada frente ao real, alguns incentivos oferecidos pelo Governo do Estado também caíram nas graças das agências de viagens, que voltaram a apostar no Rio Grande do Norte como destino turístico, organizando promoções e melhores condições de pagamentos.
Em Natal, ainda segundo dados da ABIH, o perfil do turista foi o regional vindo de estados vizinhos. A associação também aponta que houve uma mudança no tipo de turismo consumido no Estado. O mercado de lazer, principal nicho na capital, se manteve aquecido e deverá ser beneficiado com a alta do dólar. Já o turismo corporativo, segue a tendência de retração verificada em todo o país, com redução de número de viagens e realização de eventos por empresas.