Banco do Brasil eleva juros para financiamento de imóveis
07/05/2015 18h03Está cada vez mais difícil realizar o sonho da casa própria no Brasil. O seguimento da construção civil é um dos que mais vem sofrendo os impactos da crise econômica no país e a diminuição nos postos de trabalho reflete o mau momento que o setor enfrenta. Como era de se esperar, os bancos começaram a seguir a tendência de aumento na taxa de juros imposta pela Caixa Econômica Federal, que responde hoje por 70% do financiamento imobiliário do país. Só este ano já foram dois aumentos significativos.
As mudanças nas regras da Caixa modificaram o setor, que antes financiava até 80% do valor do imóvel usado dentro do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e hoje cobre apenas 50%. O Banco do Brasil, que responde por cerca de 15% do serviço, anunciou ontem que a taxa máxima de financiamentos para o banco subiu de 9,9% para 10,4% ao ano. A instituição não mexeu nas regras de uma maneira geral, manteve a entrada mínima de 20%, ou seja, financia 80% dos imóveis usados e 90% dos novos. Os novos valores devem começar a operar no dia 18 de maio.
Em nota, o Banco do Brasil informou que "promoveu recentemente uma série de aprimoramentos e adaptações nas linhas de Crédito Imobiliário SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), tais como a ampliação do prazo de financiamento, manutenção do percentual de financiamento sobre o valor do imóvel, maior flexibilização na aplicação das taxas de juros conforme o nível de relacionamento do cliente com o Banco, bem como, em determinadas situações, maior poder de escolha por parte do cliente acerca da melhor fórmula de cálculo da taxa de juros para cada caso".