Cadastrar alerta de documento roubado ajuda a diminuir o risco de fraudesBasta um CPF nas mãos de golpistas para dobrar a probabilidade de se ser vítima de uma fraude |
notícias relacionadas
- A cada 15 segundos um consumidor é vítima da tentativa de fraude
- Tentativa de fraudes envolvendo consumidores supera R$ 5 bilhões em 2010
- Apesar da crise, pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas fica estável em 2015, revela indicador da Serasa Experian
- Pedidos de falências sobem em março, revela Serasa Experian
- Fevereiro registra 145.534 tentativas de fraude contra o consumidor, revela Indicador Serasa Experian
- Feirão Limpa Nome Online da Serasa recupera R$ 546 milhões
- Tentativas de fraude contra o consumidor cresceram 8,2%, mostra Serasa
- Atividade do comércio cresce 1,7% em outubro, aponta Serasa
- Demanda do consumidor por crédito cresceu 5,8% no primeiro trimestre
- Inadimplência das empresas brasileiras avança 10,4% em 2012
- Inadimplência do consumidor pode começar 2013 em queda
- Economistas recomendam cautela para as compras de fim de ano
- Atividade econômica acumula expansão de 1,0% no ano
- Inadimplência do consumidor cresce 19,1% no primeiro semestre
- Inadimplência do consumidor registra a maior variação em dez anos
- Serasa Experian prevê aceleração da economia no próximo semestre
- Serasa Experian lança campanha de recuperação de crédito para o Dia das Mães
- Fraudes: veja algumas dicas para não ficar no prejuízo
- Inadimplência do consumidor tem terceira queda mensal seguida, mas é maior do que em fevereiro de 2011
- Inadimplência com cheques inicia 2012 com queda de 0,06 ponto percentual
- Pontualidade das micro e pequenas empresas chega a 94,9%
- Movimento no comércio cresce 0,7% em todo o país
- Inadimplência do consumidor registra o segundo menor crescimento do ano
- Desaquecimento da economia se intensificará no segundo semestre
- Comerciantes devem ficar atentos ao aumento de fraudes no feriado
- SMS será usado para regularização de pendências financeiras
- Pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas inicia 2011 em queda
- Inadimplência dos consumidores poderá reverter queda ainda neste semestre
- Economia aquecida faz 2010 ter o menor número de falências em cinco anos
- Pedidos e decretos de falência são os menores desde 2005, revela Serasa Experian
- Pontualidade de pagamentos das MPEs fica estável
- Número de cheques devolvidos segue em queda no país, diz Serasa Experian
- Demanda das empresas por crédito recua 4,4% em outubro
- Inadimplência dos consumidores deve registrar repique na virada do primeiro trimestre de 2011
- Inadimplência do consumidor cresce 1,8% em outubro, aponta Serasa
- Inadimplência das empresas tem alta de 16,1% em agosto, revela Serasa Experian
- Terremoto no Chile deixa pelo menos cinco mortos e 1 milhão de desalojados
- Pesquisa da Serasa aponta que para 73% dos consumidores a situação econômica piorou em 2015: inadimplentes já somam 56,4 milhões
- Receita Federal alerta empresários para falsa venda de publicação
- Atividade do comércio cresce 0,6% em maio, aponta Serasa Experian
- Atividade econômica recua 0,2% em novembro, aponta Serasa Experian
- Tentativas de fraudes contra o consumidor crescem 7,1% em outubro
- Demanda do consumidor por crédito recua 1,6% em setembro, aponta Serasa Experian
- Serasa Experian lança indicador para e-commerce
- Indicador mostra que 171.325 tentativas de fraude foram registradas em maio
- Receita alerta para tentativas de golpes em época de declarar Imposto de Renda
- Ferramenta revela comportamento de clientes e ajuda a criar oportunidades de negócio
- Vendas de Natal têm menor crescimento desde 2003, diz Serasa
- Demanda das empresas por crédito recua 4,2% em agosto, indica Serasa
- Inadimplência das empresas cresce 1,7%, aponta Serasa
- Volume de cheques sem fundos volta a cair em abril
- Cresce volume de cheques sem fundo em março, diz Serasa
- Falências requeridas fecham o 1º trimestre em queda, revela Serasa Experian
- Movimento no comércio cresce 1,4% em março, aponta Serasa
- Páscoa e carros impulsionam crescimento da atividade do comércio em março
- Balanço: Vendas de Páscoa tiveram aumento de 6,8%
- Inadimplência do consumidor recua 3,4% em fevereiro
- Procura por crédito abre 2013 em alta e cresce 2,2% em janeiro
- Crédito habitacional se destacar como a maior modalidade de crédito
- Pedidos de falência têm alta gerada inadimplência do consumidor
- Crédito ao consumidor deverá sofrer forte retomada a partir do segundo trimestre
- Inadimplência das empresas avança 13,8% em outubro, revela Serasa Experian
- Inadimplência das empresas iniciará 2013 em queda, aposta pesquisa
- Inadimplência do consumidor tem alta de 5%
- Inadimplência do consumidor deverá se manter em queda até 2013, revela pesquisa
- Atividade do comércio recua 1,8% em setembro
- Faturamento com o Dia das Crianças deve ser igual ao de 2011
- Inadimplência das empresas sobe 1,7% em agosto
- Inadimplência do consumidor registra terceira queda consecutiva
- Cai número de empresas que pediram falência no país, aponta pesquisa
- Vendas do comércio avançam 13,4% em agosto
- Demanda das empresas por crédito sobe em julho
- Consumidores que ganham mais de R$ 1 mil aumentam a busca por crédito
- Varejistas estão menos otimistas com o faturamento no Dia dos Pais, aponta pesquisa
- Inadimplência das empresas tem a maior alta dos últimos três anos
- Pedidos de falência no país crescem 11% no primeiro semestre, aponta Serasa
- Combustível adulterado: alguns cuidados podem evitar o prejuízo
- Demanda das empresas por crédito cresceu 2,1% em abril
- Inadimplência do consumidor registra a primeira alta do ano
- A incidência de cheques devolvidos em todo o país se mantém em elevação no mês de março
- Inadimplência das empresas recua 7%, revela pesquisa
- Inadimplência das empresas deve cair no primeiro semestre
- Nível de inadimplência do consumidor deve cair nos próximos meses
- Viagem de Carnaval: saiba como evitar problemas no feriado
- Inadimplência das empresas sobe 19% em 2011, revela a Serasa
- Saiba como negociar as dívidas sem comprometer o orçamento
- Economia caminha para crescimento abaixo de 3% em 2011
- Percentual de cheques sem fundos em 2011 foi o maior em dois anos
- Inadimplência do consumidor é a maior alta em nove anos
- Um consumidor brasileiro é vítima de tentativa de fraude a cada 17 segundos
- Consumidores do NE lideram busca por crédito
- Ex-governadores receberiam R$ 60 milhões ao longo de vinte anos
- Fraude na inspeção veicular poderia chegar a R$ 1 bilhão
- MeProteja: serviço que ajuda o consumidor a prevenir fraudes com seu CPF
- Banco Central alerta para tentativas de golpes por telefone
- Desaceleração da economia prosseguirá durante 2º semestre
- Denúncia de fraude envolvendo Petrobras e senador será investigada pelo MP
- Pedidos de falência tornam a subir em maio, aponta Serasa Experian
- Comércio tem melhor Natal dos últimos seis anos
- Empresários esperam faturar mais no primeiro trimestre
- Crédito ao consumidor vai continuar crescendo, mas em ritmo desacelerado, diz Serasa Experian
Qualquer pessoa que tiver um documento roubado ou perdido, além de fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.), deve cadastrar um alerta no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian, com o objetivo de reduzir o risco e evitar a dor de cabeça de ter seus dados pessoais utilizados por golpistas.
Pesquisas apontam que estão mais suscetíveis às fraudes os consumidores que tiveram seus documentos roubados. Basta uma carteira de identidade ou um CPF nas mãos de golpistas para dobrar a probabilidade de se ser vítima de uma fraude.
Segundo o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude, no primeiro trimestre do ano, a cada 15,3 segundos, um consumidor brasileiro foi vítima da tentativa de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos ou fazer um negócio apresentando-se com uma falsa identidade.
De maneira prática e segura, o consumidor pode fazer gratuitamente o registro do extravio de folhas de cheques e documentos (como Registro Geral, o RG; carteira de trabalho; CPF; carteira de habilitação e título de eleitor) pela Internet, www.serasaconsumidor.com.br/gratuito_roubados.html, ou pelo telefone da Central de Atendimento ao Consumidor, (11) 3373 7272, que funciona nos 7 dias da semana, das 8h às 20h.
Se alguém já teve no passado algum documento extraviado e ainda não registrou as informações, também pode realizar o cadastro.A partir da inclusão dos dados, as informações ficam disponíveis de imediato para todo o país.
No caso dos documentos, o alerta fica no sistema de consultas, provisoriamente, por um período de dez dias úteis.
Já no caso dos cheques, as informações ficam na base de dados por três dias úteis, tempo para que o correntista avise o banco, faça o Boletim de Ocorrência e suste os cheques. Após a sustação, o alerta do cheque permanecerá por tempo indeterminado na base de dados da Serasa Experian.
O comércio também precisa ficar atento. Estudos dos casos de fraudes confirmadas, dentre os alertas apontados pelas soluções antifraudes, constataram uma elevação de 25% de comprovação de golpes no comércio decorrentes de alertas a consultas realizadas durante os feriados prolongados.
Segundo especialistas, o aumento do fluxo de pessoas no comércio, somado ao objetivo dos empresários em ampliar as vendas, acaba resultando em oportunidade para a atuação rápida de pessoas mal-intencionadas no comércio fazendo compras com identidade falsa.
Na hora de realizar uma venda a prazo, o comerciante deve principalmente verificar a consistência dos dados informados e comparar a foto do documento de identificação com a pessoa que se apresenta no estabelecimento. Independentemente do porte, é importante que todas as empresas redobrem a atenção, pois aquelas que não investem em recursos básicos e acessíveis de proteção, podem virar alvos preferenciais, destacam os especialistas em soluções antifraudes.
O empresário também pode contar com o auxílio de ferramentas disponíveis no mercado que ajudam a prevenir fraudes, como é o caso do serviço de Alerta de Identidade da Serasa Experian (www.serasaexperian.com.br/alertadeidentidade).
No momento da venda, o empresário pode fazer uma consulta ao CPF do consumidor e analisar o histórico daquele documento. A partir disso, o serviço dá uma nota de zero a mil às informações apresentadas e indica se há e qual é o grau de risco para o comerciante.
A ação de fraudadores pode causar muitos transtornos ao comércio e à população. Confira mais dicas de prevenção para o consumidor e para as empresas, sobretudo para as pequenas e médias companhias, preparadas pelos especialistas da Serasa Experian:
Comércio
Antes de realizar uma venda a prazo:
1ª - Peça sempre dois documentos originais (como RG, CPF, Carteira de Habilitação);
2ª - Verifique inconsistências nos documentos apresentados. Por exemplo, se a foto é recente, porém a data de emissão do RG é de quando a pessoa tinha 10 anos de idade ou vice-versa.
3ª - Procure confirmar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, analisando atenciosamente se o nome apresentado nos documentos é o mesmo que consta no comprovante de residência;
4ª - Solicite ao cliente o número do telefone residencial e faça a checagem dos dados naquele instante;
5ª - Consulte alguma ferramenta de prevenção a fraudes disponível no mercado;
6ª - Se a suspeita de fraude for grande e o comerciante não se sentir seguro com a venda, é recomendável pedir que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.
Consumidor
Cuidados com os documentos:
1ª - Nunca deixe o documento com um desconhecido quando você não estiver por perto;
2ª - Nunca forneça seus dados pessoais para pessoas estranhas;
3ª - Não forneça ou confirme suas informações pessoais por telefone;
4ª - Não perca de vista seus documentos de identificação quando solicitados para protocolos de ingresso em determinados ambientes ou para quaisquer negócios;
5ª - Não informe os números dos seus documentos quando participar de sorteios;
6ª - Mantenha atualizado o antivírus do seu computador diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões;
7ª - Não faça cadastros em sites que não sejam de confiança; fique atento às dicas de segurança da página, por exemplo, como a presença do cadeado de segurança.
Cuidados com os cheques:
1ª - Procure deixar os cheques separados dos documentos pessoais;
2ª - Não ande com o talão de cheques ou folhas já assinadas; procure portar apenas as folhas que for utilizar no dia;
3ª - Não deixe as folhas de cheques em cima do balcão da loja ou à vista de outras pessoas;
4ª - Quando for preencher o cheque utilize sempre uma caneta própria;
5ª - Evite deixar espaços em branco;
6ª - Procure sempre emitir cheques nominais e cruzados;
7ª - Anote as informações da compra no canhoto do talão.
Fonte: Serasa Experian