MeProteja: serviço que ajuda o consumidor a prevenir fraudes com seu CPFO produto, o primeiro desenvolvido para pessoa física, permite ao consumidor confirmar uma transação de crédito feita em seu CPF. |
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O primeiro semestre do ano registrou cerca de 1 milhão de tentativas de fraude contra o cidadão, 8,6% a mais que em igual período de 2010. Pensando nisso, a partir de agora os consumidores terão mais uma ferramenta para prevenção contra fraudes.
O serviço MeProteja, informará o cidadão quando uma transação de crédito for feita usando o seu CPF. Com essa informação, o consumidor terá como se proteger de possíveis ações de fraudadores.
O MeProteja alerta por e-mail e por mensagens de celular (SMS) quando o CPF for consultado em vendas a crédito, usado para abertura de empresa, compra de telefone e incluído ou excluído da lista de inadimplentes.
Os avisos sobre consultas que tenham sido realizadas no CPF do consumidor virão acompanhados de um telefone. Caso o consumidor não reconheça a transação sobre a qual foi avisado, ele poderá ligar para a Serasa Experian. De imediato, a empresa entrará em contato com a empresa que fez a consulta para verificar se se trata ou não de tentativa fraude.
Segundo levantamentos da Serasa Experian, seis em cada mil consumidores sofrem todos os meses tentativas de fraude. No final do ano, as atenções precisam ser redobradas, pois a busca por crédito é 10% superior à média do ano.
Com o crescimento dos negócios a crédito, aumentam também as probabilidades de ocorrência de fraude. Somente no primeiro semestre de 2011 foram identificadas pela Serasa Experian cerca de 1 milhão de tentativas de fraudes envolvendo consumidores. O valor representa um crescimento de 8,6% em relação ao primeiro semestre de 2010. Caso as tentativas se convertessem em golpes, as perdas poderiam alcançar R$ 3,5 bilhões.
Distribuindo-se essas tentativas de fraude por segmento no 1º semestre de 2011, 33% foram no setor de serviços; 28% em bancos e financeiras; 25% no setor de telefonia; 12% no varejo e 2% em outros.
"O crédito é um dos canais preferidos dos fraudadores porque seu resultado é imediato. O consumidor hoje não conta com instrumentos que o ajudem a monitorar o uso do seu CPF em transações de crédito, evitando assim a fraude ou lhe permitindo tomar providencias rápidas para evitar dores de cabeça no futuro", afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e Experian América Latina.
Este ano, a Serasa Experian distribuiu o MeProteja para os cerca de 2.700 profissionais da empresa com o objetivo de testar o novo serviço. A administradora Paula Borgo, da área de PMO Corporativo da Serasa Experian, foi uma das que se beneficiaram com a distribuição interna do produto.
Logo no primeiro aviso que recebeu, Paula notou que havia uma pendência em seu nome com uma operadora de telefonia, no valor de R$ 1.266,00.
O MeProteja pode ser adquirido pelo Televendas da empresa, 0800-773-7728, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, ou pelo site www.serasaexperian.com.br. O serviço é contratado por assinatura, com vigência de até 1 ano, com descontos proporcionais ao prazo escolhido.
Fonte: Serasa Experian