Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

09/10/2012 09h03 - Atualizado em 09/10/2012 09h11

Hotéis poderão ser classificados por "estrelas" novamente

Esse novo sistema facilitará a vida de agentes de viagem e subsidiará a escolha dos turistas

notícias relacionadas

Há mais de um ano, as estrelas, que tradicionalmente classificam hotéis e pousadas no mundo todo, tinham sido abolidas no Brasil. Com a proximidade de eventos importantes como a Copa do Mundo em 2014, em que o país se prepara para receber milhões de turistas - nacionais e estrangeiros - as estrelas voltam a ser uma referência para subsidiar as escolhas dos consumidores.

Na semana passada, os primeiros 19 hotéis receberam as placas com suas estrelas, conforme os novos critérios de classificação estabelecidos pelo o Inmetro em parceria com o Ministério do Turismo. 

Durante um longo período "as estrelas" funcionaram muito bem, sendo uma importante referência para os usuários. Entretanto, com o passar do tempo algumas redes começaram a usá-las, inadequadamente, como forma de valorizar o serviço. Como nenhuma entidade detinha a responsabilidade pela classificação e verificação se o meio de hospedagem correspondia ao que declarava, o resultado foi a banalização de estrelas e uma confusão para o consumidor na hora de escolher a hospedagem.

Preocupado em ajustar a estrutura e os serviços às expectativas dos turistas e visando melhorar a qualidade do turismo no país, o Ministério do Turismo - MTur desenvolveu, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro, um novo sistema de classificação de hospedagem que definirá os requisitos mínimos de sustentabilidade, infraestrutura e os serviços que cada empreendimento precisa oferecer para se enquadrar numa determinada categoria.

O novo sistema de classificação brasileira é de adesão voluntária e os meios de hospedagem serão classificados através de uma auto declaração feita pelo estabelecimento - a Declaração do Fornecedor - que, posteriormente, será avaliada e registrada pelo Inmetro. Os técnicos do Instituto avaliam o tamanho dos quartos, o banheiro, a estrutura, as comodidades, a qualidade do serviço e o consumo inteligente de energia, entre outras coisas.

Entretanto, apenas os estabelecimentos com seus cadastrados regularizados no Ministério do Turismo - Cadastur - poderão solicitar a classificação. Atualmente existem 97 estabelecimentos aguardando a avaliação.
A classificação inicial será válida pelo período de três anos podendo ser renovada por igual período, caso o estabelecimento seja aprovado na avaliação feita por avaliadores profissionais competentes para a atividade, que será realizada durante o período de validade da declaração. Nos casos dos meios de hospedagem de 4 e 5 estrelas, além da verificação agendada pelo Inmetro, também serão feitas verificações com clientes ocultos.

Esse novo sistema facilitará a vida de agentes de viagem e subsidiará a escolha dos turistas.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo