Ocupação dos hotéis no RN deve chegar a 100% neste verãoCrescimento econômico e divulgação do destino RN são responsáveis pela expectativa positiva. |
Por: Lidiane Lins
notícias relacionadas
- Copa gera 1 milhão de empregos e pode injetar R$ 30 bilhões, aponta estudo
- Promoção e tarifas de hotéis entram na pauta do Senado
- Sistema de classificação de hotéis e pousadas será implantado no RN
- Financiamentos públicos para o turismo chegam a R$ 9,83 bilhões
- Hotéis poderão ser classificados por "estrelas" novamente
- Setor de turismo terá novo pacote de benefícios até novembro
- Em plena alta estação, ocupação hoteleira está abaixo do esperado
- Alta do dólar influencia brasileiros a optar por destinos nacionais
- ABIH-RN lança Guia de Hotéis Associados em eventos nacionais
- Viajantes domésticos representam 85% do turismo brasileiro
- Selo de eficiência energética pode estimular investimento na rede hoteleira
- Motéis, hotéis e restaurantes puxam a inflação do Dia dos Namorados
- ABIH e Sebrae lançam programa de capacitação para pequenos hotéis
- Hotéis natalenses ficam lotados durante o carnaval
- Hotéis esperam atrair grande público no réveillon
- Rede francesa planeja construir hotéis para a Classe C em Natal
- Dia do Hoteleiro: resultados a comemorar e novos desafios
- Eleições prejudicam ocupação dos hotéis de Natal neste feriadão
Dezembro começa oficialmente a alta estação, período em que cidades litorâneas, como a capital potiguar, se enchem de turistas e os hotéis funcionam com sua capacidade máxima. Em Natal, a realização do Carnatal, que começa hoje (02) e vai até domingo (05), contribui ainda mais para o aquecimento da ocupação hoteleira.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), Habib Chalita, o fluxo turístico no estado durante este verão será recorde, com expectativa para receber cerca de 10 mil pessoas por dia, entre os meses de dezembro e janeiro.
"Esse crescimento do fluxo turístico é resultado de um trabalho constante de divulgação e promoção do destino RN em outros estados do país, assim como do esforço conjunto pela manutenção e fomentação da hotelaria potiguar, que é destaque no Nordeste", destacou Habib Chalita.
A partir deste fim de semana, os hotéis da capital já começam a ficar lotados. Em alguns deles, o número de reservas já se aproxima dos 80% e a expectativa para o mês de janeiro é de que chegue aos 100%.
Segundo Reginaldo Torres, auxiliar de reservas de um hotel em Ponta Negra, 87% dos leitos já estão reservados neste mês de dezembro e até a segunda quinzena de janeiro.
"Algumas pessoas fazem a reserva, mas não aparecem. Isso faz com que nossa expectativa fique um pouco abaixo dos 100%, mas mesmo assim o hotel deve ficar lotado neste veraneio, repetindo os números de anos anteriores", afirmou Torres.
Para Renata Lira, auxiliar de reservas de um dos hotéis da Via Costeira, a ocupação já atinge o máximo neste mês. Desde esse final de semana, com o Carnatal, o movimento já aumentou consideravelmente.
"Este ano, esperamos funcionar com ocupação máxima durante todo o verão, que será mais prolongado, já que o carnaval só será realizado em março", disse a auxiliar.