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Salesiano 26/08/24

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Pesquisa traça perfil do turista que visita Natal nesta alta estação

06/02/2015 15h38

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) divulgou nesta quinta-feira (05) a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), ligado a Fecomércio RN, que traça o perfil dos turistas que movimentam a economia de Natal e região. O levantamento foi feito entre os dias 13 e 20 de janeiro e ouviu 403 visitantes.

Os principais polos emissores de turistas para Natal são: São Paulo (28,6%), Minas Gerais e Rio de Janeiro -empatados -(14,7%), Distrito Federal (9,4%) e Pernambuco (5,1%).

Em média os turistas permanecem em Natal nove dias e, nesse período, gastam (incluindo os gastos com passagem aérea) em média R$7.034,74; para um grupo de três . Na estratificação dos gastos, para saber quanto fica por dia para um turista na cidade, foram descontados os valores gastos com passagens aéreas. Neste caso, o custo para três pessoas no período caiu para R$ 5.694, 93; o que dá um gasto médio, por pessoa, de R$210,92 - incluindo gastos com alimentação, lazer, transporte e compras.

A pesquisa destacou também os pontos mais elogiados e criticados pelos turistas. Os mais elogiados foram: belezas naturais (98,7%), guias de turismo (94,4%) e a hospitalidade do povo (93,3%).

Os destaques ruins ficaram para: segurança pública (68,8%), sinalização urbana e turística (69,4%) e comunicação - correios, telefones e internet - (71,7%).

Por último, no quesito avaliação do destino Natal o retorno foi positivo em 94%: excelente (41,1%) e bom (52,9).

 


Turismo de negócios emplaca nova alta em 2014

05/02/2015 17h41

O turismo de negócios cresceu 14,5% em 2014, segundo informação divulgada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). A modalidade de turismo é um dos filões do setor de turismo - segmento de grande importância para economia brasileira e, em especial, do Rio Grande do Norte.

O resultado da pesquisa realizada pela Abracorp ganha mais destaque devido ao mau desenho de praticamente todos os setores da economia durante todo o ano passado. Além disso, o percentual atingido em 2014 é maior do que o registrado em 2013, quando o crescimento ficou abaixo de 10%.

A atividade movimentou no setor aéreo nacional mais de R$ 6,5 bilhões em 2014. Rio de Janeiro e São Paulo, juntas, representam quase metade (49%) da preferência dos viajantes, seguidas por Brasília (10%), Belo Horizonte (8%), Salvador (7%), Porto Alegre (6%), Curitiba (5%), Recife (5%), Campinas (4%) e Fortaleza (3%).

O Rio Grande do Norte não aparece entre os principais destinos do setor corporativo, diferente dos três principais concorrentes do estado em termos de destino no Nordeste. O dado gera a necessidade de reflexão, principalmente, no momento em que o governo anuncia que está retomando a gestão do Centro de Convenções de Natal e que ainda tem a possibilidade de tirar da gaveta o projeto apresentado pela Federação do Comércio de transformar a área do antigo aeroporto Augusto Severo em um novo Centro de Convenções.

Ter uma política clara e definida para o turismo de eventos no Rio Grande do Norte é fundamental e um dos caminhos para o retorno do crescimento da atividade turística no estado. Vale salientar que o turista de negócios gasta em média duas vezes mais que o turista de lazer e quase sempre retorna ao destino para desfrutar do lazer com a família.

 


Ações da Petrobras disparam após notícias da saída de Graça Foster

04/02/2015 15h02

A presidente Dilma Rousseff, enfim, resolveu tirar Graça Foster do mais alto cargo da Petrobras. A decisão foi tomada após a presidente da estatal, Graça Foster, ter colocado o cargo à disposição pela terceira vez.  Além de Foster, toda a diretoria da empresa deve ser afastada até o final de fevereiro.

A reação do mercado ao anúncio foi imediata, as ações da Petrobras subiram quase 16% - percentual altíssimo para um único dia - mesmo a empresa vindo de uma grande desvalorização motivada pelos escândalos de corrupção.

A resposta do mercado deixa claro que a Petrobras como empresa, tirando todas as denúncias envolvendo a estatal, tem números bons para apresentar. A Petrobras é líder em tecnologia em várias áreas, está aumentando sua capacidade de refino sem precisar ampliar refinarias, tem grandes campos  a explorar no Brasil, é praticamente autossuficiente na área de refino em vários derivados de petróleo; ou seja, a Petrobras é uma empresa altamente viável e que terá plenas condições de se recuperar desse baque causado pela corrupção.

Em meio à notícia da saída de Graça Foster já circula a informação de que o ex-presidente Lula já está fazendo um forte trabalho para emplacar Henrique Meirelles - ex-presidente do Banco Central- na presidência da estatal. Lula já havia tentado colocá-lo no Ministério da Fazenda e falhou.

O nome de Henrique Meirelles para assumir o cargo não é bem visto pelo mercado.  E com todo esse apelo do ex-presidente já há motivos para receios.

 

 


Medida que deve baixar preço da gasolina passa a valer a partir do dia 16 de fevereiro

03/02/2015 14h43

O governo anunciou nesta segunda-feira (02) o aumento do percentual de etanol na gasolina. O valor que está em 25% passará para 27%, com isso, devido o álcool ser mais barato, a expectativa do governo é que o litro da gasolina caia em média R$0,06 a R$0,08 nas bombas a partir do dia 16 deste mês.

Importante ficar atento aos preços cobrados nos postos para confirmar que a redução está sendo repassado ao consumidor a partir do domingo de carnaval.

 


Pesquisa inédita traz perfil atualizado do consumo da classe C

30/01/2015 15h49

A classe C, protagonista do crescimento da economia nos últimos dez anos, apresenta um perfil bastante diferente do que tinha há aproximadamente oito anos. É um perfil muito mais consciente, responsável e dentro do mercado; pensando na hora de consumir.

Anos atrás, quando começaram a aparecer os primeiros estudos sobre essa classe, havia um perfil muito controverso e até preocupante porque eram pessoas que estavam conhecendo o mundo do consumo de forma mais próxima e o consumo se dava de uma forma um tanto irresponsável . As pessoas se lançavam no consumo, se endividavam e faziam compras sem muito critério.

No entanto, a pesquisa feita pela empresa Boa Vista, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), divulgada nesta quinta-feira (29), revelou uma nova classe C. Segundo o levantamento, 94% dos consumidores disseram que realizam pesquisa de preço antes de efetuar a compra de um produto ou serviço. Há cerca de oito anos esse percentual era de pouco mais de 15%.

Outro ponto da pesquisa mostra que 66% dos consumidores dizem saber ou ter o controle de quanto gastam ao longo de uma semana e que 85% dos gastos estão dentro do orçamento do mês; 96% dos consumidores já possuem conta em banco, percentual que antes era de menos de 30%; 42% informaram que utilizam com mais frequência o débito para pagar as contas ou pagamento em dinheiro; apenas 28% utilizam cartão de crédito.

Segundo declararam os entrevistados pela pesquisa, a opção pelo cartão em detrimento ao dinheiro vivo - ao contrário do que se fazia anos atrás, quando o uso do papel-moeda era exacerbado - é uma forma de melhorar o controle dos gastos.

 



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