Pesquisa traça perfil do turista que visita Natal nesta alta estação
06/02/2015 15h38A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) divulgou nesta quinta-feira (05) a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), ligado a Fecomércio RN, que traça o perfil dos turistas que movimentam a economia de Natal e região. O levantamento foi feito entre os dias 13 e 20 de janeiro e ouviu 403 visitantes.
Os principais polos emissores de turistas para Natal são: São Paulo (28,6%), Minas Gerais e Rio de Janeiro -empatados -(14,7%), Distrito Federal (9,4%) e Pernambuco (5,1%).
Em média os turistas permanecem em Natal nove dias e, nesse período, gastam (incluindo os gastos com passagem aérea) em média R$7.034,74; para um grupo de três . Na estratificação dos gastos, para saber quanto fica por dia para um turista na cidade, foram descontados os valores gastos com passagens aéreas. Neste caso, o custo para três pessoas no período caiu para R$ 5.694, 93; o que dá um gasto médio, por pessoa, de R$210,92 - incluindo gastos com alimentação, lazer, transporte e compras.
A pesquisa destacou também os pontos mais elogiados e criticados pelos turistas. Os mais elogiados foram: belezas naturais (98,7%), guias de turismo (94,4%) e a hospitalidade do povo (93,3%).
Os destaques ruins ficaram para: segurança pública (68,8%), sinalização urbana e turística (69,4%) e comunicação - correios, telefones e internet - (71,7%).
Por último, no quesito avaliação do destino Natal o retorno foi positivo em 94%: excelente (41,1%) e bom (52,9).