A classe C, protagonista do crescimento da economia nos últimos dez anos, apresenta um perfil bastante diferente do que tinha há aproximadamente oito anos. É um perfil muito mais consciente, responsável e dentro do mercado; pensando na hora de consumir.
Anos atrás, quando começaram a aparecer os primeiros estudos sobre essa classe, havia um perfil muito controverso e até preocupante porque eram pessoas que estavam conhecendo o mundo do consumo de forma mais próxima e o consumo se dava de uma forma um tanto irresponsável . As pessoas se lançavam no consumo, se endividavam e faziam compras sem muito critério.
No entanto, a pesquisa feita pela empresa Boa Vista, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), divulgada nesta quinta-feira (29), revelou uma nova classe C. Segundo o levantamento, 94% dos consumidores disseram que realizam pesquisa de preço antes de efetuar a compra de um produto ou serviço. Há cerca de oito anos esse percentual era de pouco mais de 15%.
Outro ponto da pesquisa mostra que 66% dos consumidores dizem saber ou ter o controle de quanto gastam ao longo de uma semana e que 85% dos gastos estão dentro do orçamento do mês; 96% dos consumidores já possuem conta em banco, percentual que antes era de menos de 30%; 42% informaram que utilizam com mais frequência o débito para pagar as contas ou pagamento em dinheiro; apenas 28% utilizam cartão de crédito.
Segundo declararam os entrevistados pela pesquisa, a opção pelo cartão em detrimento ao dinheiro vivo - ao contrário do que se fazia anos atrás, quando o uso do papel-moeda era exacerbado - é uma forma de melhorar o controle dos gastos.