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14/03/2013 08h32

Baixo investimento público na economia preocupa a indústria

Em 2012, quando a economia cresceu apenas 0,9%, os gastos da União ficaram em 1,06% do PIB

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O Brasil necessita de um salto nos investimentos públicos para retomar a rota de crescimento econômico, em 2013. Segundo o presidente do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José de Freitas Mascarenhas, a indústria está preocupada com o ritmo de desembolsos da União nos investimentos em infraestrutura e aumento da capacidade produtiva, sem os quais o país terá dificuldades para reduzir custos e melhorar a competitividade dos produtos brasileiros.

Estudo da ONG Contas Abertas apresentado na reunião do Coinfra, nessa terça-feira (13), na sede da CNI em Brasília (DF), mostra estagnação nos investimentos públicos nos últimos anos. Em 2012, quando a economia cresceu apenas 0,9%, os gastos da União com infraestrutura ficaram em 1,06% do PIB. A taxa é inferior à de 2010 (1,16%) e supera por pouco a registrada no ano passado (1,01%). "Países, como a Índia, têm 6% do PIB em investimentos públicos em infraestrutura e vemos ministérios importantes com ritmo de desembolso abaixo de anos anteriores", observou Mascarenhas.

O principal foco das preocupações está no Ministério dos Transportes. Encarregada de executar obras de rodovias e ferrovias, a pasta desembolsou R$ 10,5 bilhões em 2012 na melhoria e ampliação das malhas do país. O valor representa uma queda de 23% em relação ao ano anterior. "É preciso recuperar a capacidade de investimento na área de transporte para evitar problemas com a taxa de investimentos, no contexto mais amplo", avaliou Gil Castelo Branco, consultor de economia da ONG Contas Abertas.

ENTRAVES
A eliminação dos principais entraves para destravar os investimentos públicos é essencial para consolidar os planos de infraestrutura anunciados pelo governo federal, na visão do presidente do Coinfra. Para os próximos anos, estão previstos R$ 133 bilhões em investimentos em ferrovias e rodovias, além de R$ 54,2 bilhões para ampliação da estrutura portuária e construção de novos terminais. Ainda segundo Mascarenhas, para tirar as obras do papel é preciso reduzir a burocracia, aumentar a segurança e melhorar a gestão dos projetos no setor público. "O Brasil precisa de infraestrutura para termos uma indústria mais competitiva", disse.

 

Fonte: CNI - Confederação Nacional da Indústria


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