Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

31/10/2011 15h10

Sindicato das Indústrias de Bonés e Chapéus é criado em Caicó

O pólo formado pelas cidades de Serra Negra do Norte, São João do Seridó e Caicó é o segundo maior produtor do Brasil.

notícias relacionadas

Na última sexta-feira (28) foi fundado em Caicó, o Sindicato das Indústrias de Bonés e Chapéus do Rio Grande do Norte. Atendendo pela sigla de Sindibonés/RN, a entidade surgiu da necessidade de defesa de interesses do segmento industrial na Região do Seridó. A solenidade, realizada no Restaurante Ponto Certo, incluiu leitura do Estatuto, abertura para inscrições na chapa e eleição da primeira diretoria.

Quem assumiu a presidência do Sindiboné/RN foi o empresário Jaedson Dantas, 50 anos, proprietário da empresa J.Dantas Bonés. Ele falou da importância da fundação do Sindicato. "Com a fundação do Sindicato teremos mais força para trazer benefícios para o nosso setor e nossa região. Mais cursos, qualificação, investimentos e planejamento. O Sindicato nos posiciona melhor nesse mercado cada vez mais competitivo", disse Jaedson.

Para o gerente do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Caicó, Pedro Medeiros, a iniciativa fortalece o segmento industrial na Região. "O associativismo fortalece a indústria de bonés e chapéus no Rio Grande do Norte. Quero registrar aqui que um ponto forte desse processo foi o papel da Fiern, que em parceria com o Sebrae, que está promovendo a interiorização das ações em defesa da indústria e empresas do RN", afirmou.

Na opinião do Presidente da Adese (Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó), Galvão Freire, a bonelaria é um meio de sustentação da economia local. "As bonelarias e chapelarias, em sua maioria, começaram pequenas, e hoje a indústria de bonés movimenta um montante significativo que movimenta grande parte da economia da Região", disse Galvão.

No mesmo dia do evento presidente do Sindibonés se reuniu em Caicó com o novo presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, que disse que as portas da Federação estão abertas para apoiar as instituições. "A Federação das Indústrias está liderando um movimento para manter as instituições do RN juntas, Fiern, Sebrae, Fecomércio entre outras, porque juntos ficamos mais fortes e podemos contribuir mais efetivamente para o desenvolvimento econômico do Estado", disse Amaro Sales.

O Sindicato começa com 12 empresas associadas e vai funcionar em sede provisória na Rua João Florêncio, 843, no Bairro Paraíba, em Caicó.

Reconhecimento

Na solenidade o Superintendente de Relações Institucionais e com o Mercado do Sistema Fiern, Fernando Antonio Bezerra, citou a participação dos líderes da Federação que contribuíram para a formação do Sindibonés, como o ex-presidente da Fiern, Flávio Azevedo, o atual presidente Amaro Sales de Araújo, de Heyder Dantas (Tatá), filho de Caicó, que muito contribuiu para a concretização do Sindicato.

Fernando fez questão de frisar que este é o primeiro passo de muitos. "Estamos hoje construindo uma célula na defesa dos interesses da indústria de bonés e chapéus do Rio Grande do Norte, em seguida trataremos de outras ações igualmente importantes", disse o Superintendente que também explicou o papel da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Federação e dos sindicatos filiados.

Fonte: Fiern


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo