SSTU

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

09/02/2015 08h20

Luta contra mudanças climáticas reúne 195 países em Genebra

A União Europeia se comprometeu a cortar 40% das suas emissões até 2030. Os demais países devem tornar públicos os seus compromissos

notícias relacionadas

Representantes de 195 países começaram ontem (8) em Genebra, na Suíça, uma rodada de negociações para elaborar o texto-base de um acordo global de luta contra as mudanças climáticas.

No final do ano passado, em Lima, representantes de vários países se reuniram para chegar a um consenso nos objetivos e nos compromissos de redução dos gases com efeito de estufa, de modo a evitar as alterações climáticas. Foi escrito um texto de 38 páginas com as intenções de cada país e o que esperam das negociações.

Hoje, em Genebra, começou uma nova reunião com o objetivo de transformar o texto em um documento resumido, que sirva de base para a negociação de um acordo mundial de redução de emissões, mais ambicioso, e que substitua o Protocolo de Quioto.

A chefe da delegação da União Europeia (UE), Elina Bardram, diz que, para chegar a negociações eficazes, são necessários três requisitos: que os países apresentem os seus compromissos, estabeleçam mecanismos para avaliar a implementação destes  e criem sistemas de prestação de contas.

“A União Europeia se comprometeu a cortar 40% das suas emissões até 2030. Os demais países devem tornar públicos os seus compromissos. Nós não dizemos que seja a mesma [redução] que a nossa, mas que seja real", acrescentou.

"A UE é responsável por cerca de 9% das emissões globais e a China, por 25%. E é claro que Pequim também deve fazer esforços", disse.

Fonte: Agência Brasil


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo