Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento visitam o RNO encontro será para revisar e discutir o Projeto de Integração e Modernização da Administração Fiscal e Financeira do RN. |
notícias relacionadas
- Seis em cada dez empresas multinacionais brasileiras sofrem dupla tributação
- Secretaria de Tributação terá expediente normal no dia 30 de outubro para atender contribuintes
- MEI deve apresentar declaração de faturamento para evitar multas
- Novo Simples Nacional passa a valer em janeiro
- Aprovada MP que prorroga incentivos tributários
- Decreto que facilita parcelamento de dívidas com a Tributação é publicado em Diário Oficial
- Governo do Estado espera arrecadar 15 milhões de IPVA que em 2012
- RN bate recorde de arrecadação de ICMS para o mês de março
- RN sedia o 43° Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários
- Desconto do ITIV é prorrogado até o dia 22 de maio
- Contribuintes terão acesso à certidão negativa conjunto do governo do Estado
- Semut oferece até 90% de desconto nos débitos de IPTU
- Sistema virtual facilita atendimento ao contribuinte
- Tributação altera regulamento para beneficiar contribuintes do RN
- Gestão fiscal do RN receberá US$ 30 milhões em investimentos
- Semut abre nova turma de treinamento para Nota Natalense nesta sexta
- Parceria entre MP e Tributação pode recuperar 4,5 bilhões de sonegação fiscal
Representantes do Banco Interamericanol de Desenvolvimento (BID) chegam hoje ao estado potiguar para discutir o plano de execução do Projeto de Integração e Modernização da Administração Fiscal e Financeira do Rio Grande do Norte (Profisco-RN). O encontro será realizado junto a Secretária de Estado da Tributação (SET) que irá garantir as condições previstas para a assinatura do projeto.
O Profisco-RN que é financiado pelo BID, suprirá as necessidades de melhoria e adequação da infraestrutura física, tecnológica e de apoio da SET, e com isso, contribuirá também para o aumento da arrecadação.
O projeto adequará os modelos e recursos operacionais, gerenciais, institucionais e humanos, capacitando e renovando o processo de modernização da administração fiscal e financeira no Rio Grande do Norte. Além disso, o programa deve aumentar a capacidade de planejamento e melhorar as condições de trabalho nas áreas de Tributação, Procuradoria e Finanças Públicas. O controle de qualidade do gasto público e melhores serviços ao cidadão também estão inclusos no Profisco-RN.
Segundo o auditor fiscal, Adriano Almeida, outra vantagem do Profisco- RN são os benefícios que ele trará para o Governo do Estado, no que diz respeito ao aumento arrecadação. "A implantação de sistema de coleta, armazenamento e publicação de informações econômico-financeiras do Estado e o cruzamento com informações tributárias para monitoramento da arrecadação versus o desempenho econômico, irão colaborar nessa questão. Além disso, a contribuição na recuperação de dívidas, e, ainda, melhoramento no planejamento e aplicação de recursos públicos",disse.
Adriano argumentou que os cidadãos norte-rio-grandenses também serão beneficiados com o Profisco, já que irão desfrutar de maior quantidade e qualidade dos serviços públicos. "Com a entrada desse programa, o contribuinte terá informações e serviços mais rápidos e de melhor qualidade para cumprir com suas obrigações fiscais".
Profisco
O Profisco é a continuação do antigo Programa Nacional de Apoio às Administrações Fiscais para os Estados Brasileiros (Pnafe). O governo federal e o BID negociaram, em 2006, a criação de uma nova linha de crédito internacional, para financiar a modernização fiscal dos estados brasileiros.
Fonte: Assecom/RN

