Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

23/09/2011 17h16

Novas variedades de arroz serão cultivadas no Vale do Apodi

Análises comprovaram que as variedades MNA 901 e MNA 902, plantadas experimentalmente em Felipe Guerra, tem boa qualidade e produtividade.

notícias relacionadas

A qualidade dos grãos e a boa adaptação do arroz vermelho orgânico ao solo contribuíram para que o plantio das variedades MNA 901 e MNA 902 seja expandido para outras áreas do Vale do Apodi, um importante pólo de produção de arroz vermelho no RN. Há pouco mais de três meses, produtores do assentamento Lagoa do Saco, localizado no município de Felipe Guerra, haviam cultivado em fase experimental essas variedades do grão com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte, que é responsável pelo projeto piloto. O aumento das áreas plantadas permitirá que, pela primeira vez no Brasil, as duas variedades sejam comercializadas e cheguem ao consumidor.

As análises apontam que os grãos colhidos nos oito hectares da estação experimental se adaptaram bem à região. Além disso, o produto apresentou elevado nível de qualidade e produtividade. Outro diferencial das novas variedades testadas é a apresentação, que torna o produto mais viável comercialmente em relação às demais variedades plantadas na região. Todo o manejo será voltado para a produção orgânica, assim como já ocorre com a produção atual, das variedades MNA RN 802, e MNA RN 803.

"Diante das características apresentadas, vamos ampliar o raio de implantação das novas variedades, que devem fazer o diferencial na produção estadual, já que são reconhecidas pela alta produtividade e melhor apresentação frente às outras variedades plantadas atualmente", confirma Lecy Gadelha, gestor do Projeto Arroz do Vale do Apodi, do Sebrae-RN. O projeto é uma parceria entre o Sebrae-RN e a Embrapa Meio Norte, de Teresina (PI), responsável por fornecer as sementes.

O desafio, a partir de agora, será estimular o consumo interno do produto. Atualmente, boa parte do arroz produzido no Vale do Apodi é destinada aos estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco. Uma das medidas adotadas pelo Sebrae-RN para tornar o arroz vermelho de Felipe Guerra mais atrativo aos olhos e paladar dos potiguares será apresentada durante a Festa do Boi, que acontecerá entre os dias 8 e 15 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

No espaço "Lugares, Saberes e Sabores - Nas trilhas do Desenvolvimento Territorial, serão apresentados diversas opções de cardápio que trazem como ingrediente principal o arroz vermelho produzido na região do Vale do Apodi. "Além de expandir o plantio, a ideia é também trabalhar para buscar formas de aumentar o consumo do arroz vermelho entre os potiguares. Muita Gente ainda nem conhece esse tipo de alimento, e isso dificulta a comercialização no estado", avalia.

Desde 2008, as 17 famílias produtoras de arroz vermelho do Assentamento Lagoa do Saco recebem assessoria e orientação do Sebrae-RN, através do Projeto Arroz do Vale do Apodi. As capacitações renderam aos produtores a conquista da certificação em Produção Orgânica, como Organismo de Controle Social - Venda Direta, concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no ano passado.

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo