Terminal Pesqueiro de Natal deverá ser inaugurado no dia 22 de dezembroSegunda etapa da obra terá licitação lançada ainda este ano. |
Por: Lidiane Lins
notícias relacionadas
- Constremac vai ergue o Terminal Marítimo de Passageiros
- Exportações de pescado do crescem 83,4% no RN em 2011
- Empresas internacionais se interessam em investir no Terminal Marítimo de Passageiros
- Ordem de serviço para construção do Terminal Marítimo de Passageiros é assinada
- Cais do Porto de Natal vai ganhar mais 172 metros
- Sinduscon/RN não desiste processo contra Codern
- Vencedora da licitação do Terminal de Passageiros será conhecida na segunda-feira
- Sinduscon/RN quer paralisar a licitação do Terminal Marítimo de Passageiros de Natal
- Justiça Federal volta atrás e libera licitação do Terminal Marítimo de Passageiros
- Codern tem resposta pronta para suspensão da licitação do terminal de passageiros
- Decisão judicial suspende licitação de Terminal de Passageiros do Porto de Natal
- Governo do Estado não tem previsão para retomar obras do Terminal Pesqueiro
- Terminal de Passageiros: adiamento do edital não compromete conclusão das obras
- Codern publica edital do Terminal Marítimo de Passageiros
- Para Dilma, o Brasil não pode ficar apenas como exportador de óleo bruto
- Edital do Terminal de Passageiros pode ser lançado a qualquer momento
O governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (18) que a primeira etapa do Terminal Pesqueiro de Natal está prevista para ser inaugurada no dia 22 de dezembro, seguindo o prazo do seu cronograma.
A primeira etapa do terminal comporta toda a área de aportagem de barcos, incluindo um cais com 150 metros de extensão, além de toda a infraestrutura de estocagem, beneficiamento e câmaras frias. Os investimentos feitos representam o montante de R$ 37,5 milhões.
De acordo com o subsecretário da Pesca e Aquicultura do RN, Antônio-Alberto Cortez, o terminal Pesqueiro de Natal é um empreendimento de grande importância para o setor da pesca do estado, que é responsável pela movimentação de grande parte da cadeia produtiva.
"Quando estiver em funcionamento, o terminal será fundamental também para o incremento de diversas atividades produtivas. A pesca é muito ampla, capaz de estimular outras atividades econômicas. Com uma estrutura como o terminal, que será fator de geração de novos negócios, setores como o de combustível e de alimentação farão parte de uma cadeia dinamizada de atividades ligadas ao complexo", destacou Cortez.
Como exemplo do crescimento das atividades comerciais relacionadas à pesca com o funcionamento do terminal, o subsecretário citou a estrutura de uma embarcação com 15 tripulantes baseada no porto e sua demanda por serviços em terra. "Para se ter uma ideia, cada um dos 15 tripulantes é responsável por 4 empregos na cadeia produtiva em terra. Por embarcação, são gerados 60 empregos como esses em terra", disse.
A estimativa do governo do Estado é de que o Terminal Pesqueiro de Natal seja responsável pela geração de cerca de 10 mil empregos diretos.
O complexo será um porto de recepção de barcos que atenderá a pesca oceânica, de maior porte, e também aos pequenos pescadores. Sua capacidade de estocagem será de 50 mil quilos. Contará também com serviços de beneficiamento primário de peixe e terá fábrica de gelo.
Com o Terminal Pesqueiro, o RN deverá ampliar mais ainda suas exportações. O estado é o principal pólo atuneiro brasileiro e, desde 2006, é o maior exportador de pescados do país. Em 2008, foram exportadas cerca de 10 mil toneladas de produtos (atum, espadarte, lagosta e camarão de cativeiro).
"Foram vários anos de luta para que pudéssemos concretizar esse sonho, que representará tantos avanços para a economia do Rio Grande do Norte. Esperamos que até o final do próximo ano, a obra esteja completa, com a finalização da segunda etapa", afirmou Antônio-Alberto Cortez.
A licitação para o complemento da obra, no qual será construído um viaduto ligando o terminal à avenida Monsenhor Walfredo Gurgel, deverá ser lançada ainda este ano. Os recursos da ordem de R$ 10 milhões já estão assegurados.