Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

29/05/2015 09h10

De agricultores familiares a empreendedores agroecológicos

Feira Agroecológica de Mossoró realiza programação e antecipa comemoração do oitavo aniversário durante Semana Nacional do Alimento Orgânico

notícias relacionadas

Há oito anos os mossoroenses encontram frutas, hortaliças e legumes frescos produzidos de maneira orgânica por agricultores familiares e comercializados na Feira Agroecológica de Mossoró, que antecipa as comemorações do oitavo aniversário para este sábado (30), dentro das comemorações da Semana Nacional da Alimentação Orgânica.

A programação do evento tem início às 6h30, ao lado do Museu Municipal Lauro da Escóssia, com apresentação do espetáculo “Viva a Vida”, da Cia Máscara, e palestra sobre alimentos orgânicos. Além disso, será servido um café da manhã com cardápio a base dos produtos comercializados pelos agricultores. Com uma média de 100 clientes e a demanda crescente de consumidores que optam por produtos orgânicos, a Feira Agroecológica de Mossoró espera ampliar ainda mais a produção com o apoio do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte.

“Foram as capacitações que transformaram nossa visão. O Sebrae foi e continua sendo fundamental para o que nos tornamos, profissionais mais responsáveis com a gestão ambiental e também financeira do nosso negócio”, destaca o presidente da Associação de Produtores da Feira Agroecológica de Mossoró (Aprofam), Irailson Morais.

No último ano, o número de agricultores familiares associados a Aprofam aumentou de 47 para 69. O objetivo é suprir a demanda crescente e melhorar a renda dos associados. Entretanto, a escassez de recursos hídricos tem sido apontada como o principal desafio dos agricultores, que tem trabalhado com foco na manutenção da produtividade. “A seca tem limitado a produção, mas estamos buscando parceiros para efetivar projetos nesse sentido”, informa Irailson. 

Reconhecida como Organização de Controle Social (OCS) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Feira Agroecológica de Mossoró foi a primeira do Rio Grande do Norte a ser certificada para comercializar produtos orgânicos direto ao consumidor, em abril de 2008.  A iniciativa começou com quinze produtores, que passaram por capacitações ministradas pelo Sebrae, e que formam a Associação dos Produtores da Feira Agroecológica de Mossoró (Aprofam). “A Feira Agroecológica de Mossoró tornou-se referência para o Estado e até, nacionalmente, pelo comprometimento de seus produtores. Com as capacitações, eles deixaram de ser apenas agricultores e se transformaram em empresários”, relata o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti Junior.

 

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo