Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

08/12/2014 08h49

Torneio Regional de Robótica será aberto nesta segunda, 08, no Sesiclube

O evento tem entrada gratuita e visa tornar a busca pelo conhecimento mais instigante, criativa e desafiadora

notícias relacionadas

O Torneio Regional de Robótica First Lego League – FLL será aberto no Sesiclube, em Natal, nesta segunda-feira, 8, às 9 horas, e irá até a terça-feira, 9. São 32 equipes, com 230 alunos, dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Maranhão, além de 32 mentores, 32 técnicos, 36 juízes e equipes de apoio. A temporada 2014/2015 tem como tema “Educação do Futuro”.

O evento tem entrada gratuita e visa tornar a busca pelo conhecimento mais instigante, criativa e desafiadora, redefinindo os modos como o conhecimento e as habilidades para o século XXI são adquiridos. A disputa reúne estudantes de escolas públicas e particulares, com idade entre 9 e 16 anos, com, no mínimo, quatro e, no máximo, 10 integrantes.

Para começar, os competidores participarão das etapas regionais do torneio. O primeiro regional foi realizado em Vitória (ES), nos dias 21 e 22, e classificou cinco equipes para o torneio nacional. As disputas serão realizadas de novembro a fevereiro de 2015. As melhores equipes classificarão para etapa nacional, que será realizada de 13 a 15 de março de 2015, em Brasília.

Para o gerente executivo de Educação do Serviço Social da Indústria (SESI), Henrique dos Santos, há uma grande expectativa em torno dessa temporada. "Há uma estimativa de participação de 1.200 equipes brasileiras nos torneios com o desafio WORLD CLASS no qual as crianças e adolescentes desenvolverão projetos sobre como o conhecimento e as habilidades para o Século 21 são adquiridos. Ou seja, as equipes ensinarão os modos pelos quais as crianças querem e precisam aprender", ressalta.

MUITO ALÉM DE UMA BRINCADEIRA - O Torneio de Robótica FLL é muito mais que uma simples competição. A iniciativa faz parte de um processo de aprendizagem em que alunos e professores aprendem juntos conteúdos de física, química, biologia, matemática e tecnologia. De maneira criativa, os competidores buscam soluções inovadoras para problemas reais: planejam, projetam, constroem e programam robôs. A proposta é despertar o interesse de crianças e adolescentes para as carreiras de engenharia e tecnologia.

As equipes serão avaliadas nas seguintes provas: 

Design de robô: as equipes apresentam o desenho mecânico, a estratégia adotada e a programação desenvolvida.

Projeto de pesquisa: um problema do mundo real é pesquisado, conforme o tema do desafio. Soluções inovadoras são criadas, experimentadas e compartilhadas com os outros.

Core values: os valores são centrais para a FLL. Os alunos aprendem que competição amigável e ganho mútuo não são objetivos distintos e que ajudar um ao outro é fundamental para o trabalho em equipe. Essa é a única categoria eliminatória.

Desafio do robô: são três partidas de 2 minutos e 30 segundos para executar missões na mesa de competição com robôs autônomos.

O TORNEIO – A competição é uma iniciativa do grupo Lego, da Dinamarca, e da organização americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) realizado em mais de 80 países, com mais de 230 mil crianças por ano. Criada em 1998, a disputa propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção de robôs feitos inteiramente com peças de encaixe. Em 2013, o Serviço Social da Indústria (SESI) foi convidado para ser o operador oficial do evento no Brasil.

Fonte: Fiern


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo