Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

11/09/2013 08h18

Workshop abordará nesta quarta-feira “Educação para o Mundo do Trabalho”

Serão realizados debates e trabalhos em grupo, discutindo questões e problemáticas voltadas à causa educacional

notícias relacionadas

O SENAI-RN realizará nesta quarta-feira (11), no Espaço Cultural Candinha Bezerra, na Casa da Indústria, o I workshop do projeto Educação para o Mundo do Trabalho, que terá como público alvo, profissionais e representantes das mais variadas instituições de ensino do Estado, entre eles, reitores de universidades e secretários de educação.

O evento será aberto pelo Presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales e realizará debates e trabalhos em grupo, discutindo questões e problemáticas voltadas à causa educacional, sob coordenação do consultor Paulo Kramer.

Segundo a especialista em Negócios Sociais da CNI, Hydnea Barreto, esta é uma oportunidade para desenvolver estratégias para atingir o público jovem, entre 18 e 24 anos, que está ou não inserido no mercado de trabalho, mas principalmente que não possui formação educacional suficiente para ser absorvido pela indústria.

"Hoje 2.2 milhões de jovens na faixa dos 18 a 24 anos não estudam e não trabalham. Mais 8.4 milhões estão cursando o ensino médio e 5.4 milhões trabalham na indústria, mas não concluíram o ensino médio. Hoje a educação é o principal desafio e preocupação da indústria. O que mais preocupa são os 5.6 milhões de jovens no país que não estudam nem trabalham. É um número muito alto", explica.

A especialista da CNI ainda destaca a falta de capacitação como principal fator do "processo de desindustrialização" do país. "A empresas estão deixando o país, pois não há mão de obra qualificada. Os jovens saem da escola para o mercado de trabalho analfabetos funcionais, não conseguem ler e interpretar um manual e nem fazer cálculos", completou Hydnea.

O workshop é o primeiro no estado, e a partir dele é que serão traçados planos e medidas para realização de outros trabalhos que darão continuidade ao Projeto. No país serão realizados 23 encontros para desenvolver as estratégias para atingir público jovem.

Educação para o Mundo do Trabalho tem como principal estratégia a mobilização de empresários, governos e sociedade civil, para o desenvolvimento de ações efetivas para mobilização da sociedade às ações destinadas a elevar a escolaridade e a qualificação de jovens e adultos.

 

Fonte: Fiern


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo