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Salesiano 26/08/24

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Palestra de Luíza Helena Trajano surpreende pela receita simples do sucesso

29/04/2014 17h59
A empresária Luíza Trajano esteve em Natal, nesta segunda-feira (28.04), e falou para cerca de 350 pessoas, que lotaram o auditório do Hotel Serhs, durante a realização do projeto Motores do Desenvolvimento. Durante a palestra, a presidente da rede Magazine Luiza surpreendeu pela simplicidade e pelo otimismo.
 
Luiza Trajano comanda um grupo que tem mais de 24 mil funcionários e deve faturar, neste ano, algo em torno de R$10 bilhões. No ano passado, a empresa faturou cerca de R$7,5 bilhões – um crescimento bastante considerável projetado para este ano.
 
A dirigente fez questão de pontuar três coisas para explicar o sucesso da sua rede varejista. E são três receitas muito bem conhecidas de qualquer varejista. A primeira é negociar muito bem com os fornecedores para oferecer produtos a preços competitivos. Ela reforçou que há sim espaço no Brasil para o crescimento do varejo, pois segundo Luiza, ainda tem muita gente querendo e precisando comprar produtos como TVs, máquinas de lavar e geladeiras; são pessoas do que se costuma chamar de classe emergente brasileira. Essa opinião contraria alguns economistas que vêm dizendo que o consumo dessa classe já está estagnado. 
 
A segunda receita apresentada foi a motivação de suas equipes. Ela mostrou em imagens, fotos e vídeos, os programas de motivação que a rede implementa para os 24 mil empregados. Segundo a empresária, essa motivação é fundamental para ter um bom atendimento ao cliente.
 
No terceiro ponto, ela cita a necessidade de qualquer vendedor - inclusive, ela classifica-se como vendedora - saber tratar bem o seu cliente. A palestrante contou histórias em que a própria chegou a ligar para clientes insatisfeitos com sua rede de varejo. Ao atenderem a chamada, as pessoas ficavam incrédulas de que era Luiza quem estava falando, e ela repetia a seguinte frase: “vocês são os meus patrões, são vocês que pagam o meu salário”.
 
Essa receita encantou a todos os presentes, entre eles, empresários de peso aqui do Estado. Também chamou a atenção o otimismo de Luiza, já que ela não acredita em crescimento do varejo menor do que dois dígitos em 2014. A empresária marcou sua passagem por Natal de forma positiva.

Rio Grande do Norte já tem mais de 4,5 milhões de celulares

24/04/2014 15h09

Os números do mercado de telefonia celular do Brasil foram divulgados nesta terça-feira (23) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).  Os dados são impressionantes.  Já divulguei, há alguns dias, que o Brasil vendeu no ano passado, uma média de mais de um smartphone por segundo. Os números absolutos finais dos celulares refletem essa velocidade, esse ímpeto pelo qual os brasileiros estão indo à compra de celulares.

Segundo o relatório da Anatel, o Brasil registrou, em março deste ano, um volume total de 273.583.000 milhões de celulares em operação. Isso dá uma densidade equivalente a 1,35 celulares por habitantes, ou seja, há mais celulares do que habitantes no país.

O estado que teve o menor índice de celulares por habitante foi o Maranhão.  O estado maranhense é o único do Brasil que tem o número de linhas menor do que a quantidade de habitantes. O índice do estado ficou em 0,94 celulares por cada habitante.

A maior densidade de celulares está em Brasília. Na capital federal, são 2,18 celulares por habitante; um total de 6,1 milhões de celulares para cada grupo de 100 mil habitantes.

Em números absolutos, São Paulo é o estado com o maior número de linhas ativas. São 66 milhões de celulares ativos.  Mas a densidade não é tão grande quanto em Brasília, a média ficou em 1,5 celulares por habitante.

No Rio Grande do Norte, foram contabilizados 4.561.000 milhões de linhas de celulares. Isso dá uma densidade de 1,34 celulares por habitante, é uma média bem próxima à média nacional e a segunda maior densidade do nordeste. A gente só perde para Pernambuco que tem 1,36 celulares por habitante.

 

O Ceará, um estado que tem a economia maior do que a nossa, tem 1,25 celular por habitante; e a Bahia tem 1,2 celulares por habitante.     

 

 


Agência americana faz relatório com ganhos efetivos do Brasil com a Copa

23/04/2014 17h40
O relatório feito pela agência americana de classificação de riscos Moody’s, no final do mês de março, e divulgado no início deste mês, mostra que o Brasil vai ganhar com a Copa R$ 25,2 bilhões. Esses recursos serão gerados basicamente pelo fluxo de turistas, esperados entre os meses de junho e julho. Serão 3.600.000 turistas especificamente por causa da Copa.
 
A Moody’s comparou o valor que será arrecadado com o valor do PIB – a soma de todas as  riquezas produzidas no país durante o ano - do Brasil em 2013. O PIB do  Brasil no ano passado foi de R$ 4,8 trilhões, ou seja, os R$ 25,2 bilhões representam menos de 0,5 % do nosso PIB.
 
O relatório registra ainda que esses ganhos serão muito centralizados. Quem ganhará mais, segundo o levantamento, primeiro serão os patrocinadores oficiais da Copa; segundo as construtoras e empreiteiras que construíram as arenas; e só no terceiro ponto da escala, aparecem as obras de mobilidade. Na sequência, os setores de alimentos, bebidas, hospedagem, locação de carros, telecomunicações – um setor onde só atuam multinacionais -, e publicidade.   
 
A pergunta que fica, e que muita gente já se fez é: será que a Copa é motivo para toda essa festa que está sendo feita do ponto de vista de ganho financeiro para o Brasil? Fica a pergunta no ar.

Natal foi um dos grandes destinos do feriadão da Semana Santa

22/04/2014 11h23

No ano passado foi muito falado sobre uma crise que o setor turístico do Rio Grande do Norte vinha vivendo, observando as taxas de ocupação despencarem. No entanto, desde janeiro deste ano, nós já temos noticiado que tivemos um mês muito melhor comparado ao ano anterior, com hotéis e pousadas chegando a registrar 75% a 80% de ocupação, contra um pouco mais de 55% registrados em 2013.

Nesse feriadão da Semana Santa de quatro dias, para alguns de cinco dias, logo que desde a quinta-feira (17) foi ponto facultativo para funcionários públicos, Natal viu a taxa média de ocupação de seus hotéis e pousadas chegarem entre 85% e 90%, algo que não se via há algum tempo.

Na praia da Pipa, um dos destinos mais famosos do estado, a taxa de ocupação chegou ao pico dos 100% graças a um festival com shows que foi realizado na praia, o que levou principalmente o público jovem, não só de Natal, mas também de estados vizinhos, como Paraíba, Pernambuco e Ceará.

Por último, vale registrar o município de Mossoró, que vem investindo na encenação da Paixão de Cristo e isso tem levado algumas pessoas, principalmente do interior do estado, para a região do Alto Oeste, e teve uma taxa de ocupação na casa dos 75%.

Ou seja, felizmente, esse período de folga foi de muito faturamento e trabalho para o turismo do Rio grande do Norte, reforçando que o setor é um dos pilares da nossa economia e ele estando bem nossa economia vai bem.

 


Varejo potiguar cresce a cima da média nacional diz o IBGE

17/04/2014 16h44

O IBGE divulgou nesta quarta-feira (16), os números relativos a fevereiro, e o varejo potiguar surpreendeu com um crescimento de 10,2% contra uma média nacional de 6,3%. Nós crescemos quase o dobro do que cresceu a média nacional. Com isso, o primeiro bimestre de 2014 já acumula um aumento de vendas no nosso varejo de quase 17%, são exatos 16,8%.  É melhor primeiro bimestre desde 2010.

 

Segundo os empresários da área de comércio e alguns especialistas esse crescimento deve-se basicamente a uma festejada retomada dos investimentos públicos, que vem sendo verificada desde o ano passado, e também a um início de ano melhor do que no ano passado no quesito turismo. Esse ano nossa taxa de ocupação dos hotéis e pousadas tem sido melhor do que nos registramos no início de 2013, e o impacto do turismo na nossa economia é inquestionável, quando temos mais turistas na nossa cidade o setor de comércio e serviços vendem bem e  toda nossa economia gira.

 

Ainda segundo os números do IBGE, os segmentos que registraram os maiores crescimentos de venda em fevereiro foram, segundo a linguagem técnica do IBGE, em primeiro lugar “outros artigos domésticos"; traduzindo são basicamente as lojas de departamento que vendem material de cama, mesa e banho, artigos para o lar e vestuário;  essas lojas cresceram 17,2% em vendas no mês de fevereiro; o setor de material de construção também teve uma alta considerável com 16,6%; em terceiro lugar os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria,  basicamente o setor de farmácia, cresceu 15,2%; e na quarta colocação o setor de móveis com 14,4%, móveis e eletrodomésticos.

 

São segmentos de importância capital para o varejo, e registraram todos alta a cima dos dois dígitos, acima dos 10%, e contribuíram de forma importante para que a gente registrasse esses 10,2% e vamos torcer para que continuemos 2014 com esse crescimento. Como nossa economia é muito baseada no comércio de serviços, o chamado setor terciário, o comércio vendendo bem gera mais empregos, gerando mais empregos isso gera renda e aí nós temos o esperado circulo virtuoso da economia.  



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