Pesquisas mostram que legado da Copa para turismo é real
15/07/2014 15h52
A presidente Dilma Rousseff declarou nesta segunda-feira (14) que a Copa dentro de campo não foi boa para o Brasil, mas fora de campo foi muito boa. A realização do mundial foi surpreendente em vários aspectos.
Os pessimistas de plantão quebraram a cara. Os tão falados movimentos de rua não renderam ao reunir pouca gente. Uma pesquisa divulgada também nesta segunda-feira (14) pelo instituto Datafolha diz que 75% das pessoas que vieram ao Brasil não viram essas manifestações.
A pesquisa do Datafolha – uma pesquisa nacional que englobou as 12 cidades-sede-, e pelo menos mais duas locais: uma feita pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN) e outra, divulgada, na semana passada, pela Federação do Comércio, mostram que o legado para o turismo, que era o que mais se imagina antes da realização do evento, realmente ficou.
O legado é a exposição do destino Natal para o mundo, e principalmente a boa imagem que ficou para as pessoas que aqui estiveram.
Os números variam, mas de uma maneira geral a imensa maioria dos turistas que visitaram o Brasil, e que visitaram Natal, não só aprovaram praticamente tudo: preços; infraestrutura, hospitalidade, beleza da cidade, e até a segurança pública; como também mais de 60% estiveram em Natal pela primeira vez graças a Copa, e o melhor: pretendem voltar.
No auge das discussões sobre se valia a pena ou não ter Copa, sempre foi ressaltado que o turismo seria um dos principais beneficiados. E para Natal que tem na atividade turística um dos pilares da sua economia, ter o turismo reforçado é gerar emprego e renda para o nosso povo, o que efetivamente gera desenvolvimento.