SELECT depoimentos.*,usuarios.nome as 'autor', usuarios.email as 'email', usuarios.funcao as 'autorfuncao' FROM depoimentos INNER JOIN usuarios ON (depoimentos.idusuario = usuarios.idusuario) WHERE (depoimentos.ativo > 0) AND (depoimentos.idusuario = 8) ORDER BY depoimentos.datacadastro DESC LIMIT 150,5 Portal Mercado Aberto
Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

Números de emprego e vendas reforçam a preocupação com o final de ano, no RN

17/10/2014 17h59

Dois indicadores importantes para a economia foram divulgados esta semana: as vendas, medidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o emprego, medido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Os dados divulgados pelo IBGE saíram com atraso, pois correspondem ao índice de vendas no mês de agosto. Os dados do CAGED referem-se ao mês de setembro.

No Rio Grande do Norte, o índice de vendas sofreu retração de 3,6%, comparado com mesmo período em 2013. Essa é a quarta queda no índice de vendas no estado, somente este ano. O percentual de retração é duas vezes maior do que o 1,8% registrado em julho. Além das duas quedas, já citadas, julho e agosto, os outros dois meses de retração em 2014 foram: 5,2% em março - a maior do ano-, e 1,7% em junho. Ou seja, o estado apresentou queda seguida de vendas em junho, julho e agosto. Essa é a primeira vez que o RN registra três meses seguidos de retração, desde que o IBGE começou a fazer esse levantamento, em 1998.

Ainda assim, o acumulado do ano continua positivo, com crescimento de 1,7%. Mas comparando com o crescimento de 8,8% apresentado no acumulado de 2013 no mesmo período fica clara a desaceleração que a economia vem sofrendo há algum tempo.
No caso dos números dos empregos, a variação do ano, no RN, até setembro é de 10.580 postos, uma variação ainda muito positiva, mas, menor do que os quase 13 mil que havia sido registrado até setembro do ano passado.

Analisando os dados, o cenário não é positivo para este final de ano, com inadimplência em alta, juros mais altos, crédito mais difícil, confiança do consumidor reduzida, inflação em alta, e pouca perspectiva de crescimento da economia, devemos fechar 2014 com números negativos.


TIM é a operadora com pior desempenho em Natal, segundo app da Anatel

16/10/2014 15h17

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou nesta terça-feira (14), para as plataformas Android e IOS, o aplicativo Anatel Serviço Móvel. O app identifica, automaticamente, o local onde o usuário está e mostra o mapa de onde estão as antenas ERB (Estação de Rádio Base) de cada operadora que funciona naquele local.

Com o serviço instalado, é possível o cliente saber, pelo local em que ele está posicionado, onde é mais fácil ter uma melhor qualidade de sinal, tanto para voz quanto para dados.

Além disso, colocando o celular na horizontal é possível verificar como está o desempenho das operadoras de acordo com o patamar que elas precisam atingir por determinação da Anatel em alguns itens como: acesso a rede de voz, rede de dados e quedas de sinal.

Em Natal (RN), segundo os dados informados pelo aplicativo, a operadora com pior desempenho é a TIM. A operadora está com nota muito baixa em vários itens, principalmente, nos percentuais de interrupções de ligações e queda de rede de dados. Os melhores desempenhos ficam com Claro e Vivo.

 


Decolar.com aponta Natal como destino preferido dos brasileiros

14/10/2014 16h27

O site Decolar.com, um dos maiores sites de pesquisa de destinos da América Latina, fez um levantamento com vistas nas expectativas de viagens para o final do ano - alta estação de novembro; dezembro e janeiro -, e Natal (RN) lidera as intenções de destino, a frente de Porto Seguro (BA), Foz do Iguaçu (PR), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ), respectivamente as cidades mais citadas na pesquisa.

No levantamento feito pelo site no ano passado, Natal ficou em 2º lugar na expectativa das viagens de julho, perdendo apenas para Porto Seguro (BA).  

Segundo os executivos do Decolar.com, o principal motivo do avanço da capital potiguar na pesquisa foi a boa impressão deixada pela Copa do Mundo 2014, em que Natal foi uma das 12 cidades-sedes, assim como Fortaleza e Rio de Janeiro. Mas ainda segundo os executivos do site, Natal teria passado uma imagem melhor de receptividade e de acolhimento aos turistas.

A boa notícia para a capital do estado vai de encontro com a falta de divulgação que a cidade vem tendo. A prefeitura de Natal tem feito um trabalho ainda muito incipiente, e praticamente sozinha, porque o trabalho de divulgação e captação de novos turistas por parte do governo do Estado é muito fraca.

Ainda bem que a cidade tem um povo acolhedor e muitas belezas naturais. Quem sabe a alta estação de final de ano, e início do próximo ano, possa reverter um período não tão bom para o turismo potiguar.

Foto: Canindé Soares   


Dívidas e falta de planos de curto e médio prazo podem colocar em xeque futuro do novo aeroporto do RN

13/10/2014 14h56

A dívida do aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, inaugurado no dia 31 de maio, já chega a R$ 90 milhões. O débito é com fornecedores atuais e, principalmente, com fornecedores da época das obras.

Em operação há mais de cinco meses, ainda há muitos ajustes de construção a serem feitos. Quem visita o terminal tem a sensação de algo inacabado, exatamente por isso o aeroporto ainda está proibido de cobrar taxa de embarque de seus passageiros. Isso traz problemas de gestão para o consórcio Inframérica, operadora que gerencia o terminal.

O que preocupa as lideranças dos setores de comércio e serviços, principalmente o setor de turismo, são os números do aeroporto do ponto de vista de fluxo de passageiros.  O terminal foi inaugurado com capacidade para receber 6,5 milhões de passageiros por ano. Este ano a expectativa é fechar com menos de 1,4 milhão, tudo bem que ele não terá os doze meses completos do ano, mas ainda assim é um número muito abaixo da sua real capacidade. E qualquer terminal que opere sendo subutilizado terminará com problemas de gestão financeira.

 

Para solucionar este problema é necessário que os governos discutam com a classe empresarial e com o consórcio alternativas para estimular a chegada de passageiros no aeroporto- o que passa pela questão da redução do querosene de aviação-, negociar com operadoras e companhias aéreas a implantação de mais linhas para o Rio Grande do Norte, e estimular o uso do terminal para cargas.  Só assim ele terá todo o seu potencial explorado.

Foto: Paulo Victor Correia / Portal da Copa


Garantia da governadora Rosalba Ciarlini sobre salários é alento para economia do RN

02/10/2014 15h32

A governadora Rosalba Ciarlini garantiu, nesta quarta-feira (30), o pagamento da folha de pessoal da segunda parcela do 13º salário. A notícia caiu como um bálsamo sobre a economia, e principalmente sobre o segmento de comércio e serviços do Rio Grande do Norte.

Isso porque havia no estado uma expectativa negativa muito grande sobre para o pagamento da última parcela do 13º salário, que por lei precisa ser pago até o dia 20 de dezembro, e também com relação ao pagamento da folha do pessoal no mesmo mês.

 Somadas essas duas folhas elas representam recursos de mais de R$ 600 milhões, e para um estado do porte do Rio Grande do Norte, a injeção desses recursos é fundamental girar a economia e principalmente fazer com que o comércio registre o aquecimento já tradicional de final de ano, sem este pagamento a economia teria um dezembro negro.

Se, realmente, a governadora confirmar a garantia dada ontem por ela, já se pode falar num incremento um pouco maior de vendas e também na geração de empregos para o período de final de ano.



Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo