Menos de 30% dos lares brasileiros tem TV paga
09/12/2014 17h49
Segundo levantamento feito pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) o Brasil tem 19, 65 milhões de acessos a TV paga, isso representa menos de 29,98% dos domicílios brasileiros. Este é um serviço que ainda é caro no Brasil e nem todo mundo tem condição de acessá-lo.
Esse indicador é importante porque se tem falado muito nos últimos anos sobre distribuição de renda, de ascensão de classes sociais e, claro, a TV paga é supérfluo, e como todo supérfluo ele termina servindo com termômetro para analisar a quantas andam as evoluções de rendas dos brasileiros.
A pesquisa da Anatel apontou também que o sudeste é a região com maior densidade de lares com assinatura de TV paga, são 42,3%, percentual acima da média nacional. No nordeste a média é um terço da média nacional, 13,9%.
Outro dado levantado pela pesquisa é a distribuição do mercado. O líder disparado é o grupo Telmex, de Carlos Slim, detentor da Net e Embratel, com mais de 53% do mercado no Brasil; em segundo lugar a Sky, que tem participação do grupo Globo, com 28,7%; em terceiro está a Oi, com 5,7% de participação. Por fim estão a Vivendi (GVT), que tem aumentado a sua participação no norte/nordeste, com 4,35%; e a Telefônica, com 3,8%.
Os economistas gostam de medir esses consumos de supérfluos porque eles mostram que as pessoas passam a consumir esse tipo de serviço, na maioria dos casos, quando já estão com condições plenas de consumir o básico.