O IBGE divulgou, na semana passada, os dados do varejo no mês de setembro. Após ter passado por fato inédito na serie histórica do IBGE ao registrar queda por três meses consecutivos: junho, julho e agosto; o varejo potiguar atingiu um aumento de 3,1 % nas vendas em setembro. A retomada de crescimento no estado deve-se basicamente ao Liquida Natal, realizado de 28 de agosto até o dia 07 de setembro. Em Natal, o incremento de vendas no período foi de 6%, acréscimo que impactou no resultado geral do estado em setembro.
O varejo precisa de muito pouco estímulo para efetivamente acontecer. O mercado brasileiro tem muitas demandas reprimidas e basta que se tenha uma grande promoção - como foi o caso recente da Black Friday, na semana passada-, com queda de preços, que o consumidor vai às compras.
Apesar dessa recuperação no valor de vendas em setembro, o acumulado do ano no Rio Grande do Norte registra um incremento de apenas 1,8 %. O número é baixo comparado ao mesmo período do ano passado, quando o incremento era de 9,8%.