Detalhamento da inadimplência mostra onde os consumidores começaram a cortar gastos
29/01/2015 15h39
Segundo o detalhamento dos dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que usa o banco de dados do SPC Brasil, do aumento dos 3,19% de inadimplência apresentado no final 2014, o segmento que teve o maior aumento, com 16,11% de inadimplência, foi o de comunicação: TV paga, provedor de internet e telefonia.
O detalhamento mostra que, quando o bolso aperta, os cortes são feitos nos itens considerados supérfluos , ou aqueles em que o consumidor julga que vai ter menos problemas; o que nem sempre é verdade.
As pessoas optaram por deixar de pagar TV, celular e internet; serviços que cresceram acima de 1.000% com a ascensão das classes C e D, motivadas pela política do governo de incentivo ao consumo que resulta na migração de classes sociais.
Itens como água e energia elétrica apresentaram um percentual de crescimento da inadimplência muito abaixo da metade dos 16,11% atingido pelo segmento de comunicação, o aumento do setor ficou na casa dos 6%.
Dívidas com bancos cresceram 2,03%.