Premiação mostra a força do empreendedorismo femininoEstudo mostra que 49,6% de quem empreende no Brasil é do sexo feminino e as mulheres nordestinas estão entre as mais empreendedoras |
notícias relacionadas
- Mulheres são as que mais formalizam empresas no Brasil
- Sesc Saúde Mulher oferece exames gratuitos às mulheres
- Desafios da competitividade mobilizam instituições
- Estudos apontam falta de preparo e desorganização financeira como causas da falência de micro e pequenas empresas
- Presidente da Fecomércio participa de lançamento da etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor
- Sebrae lança etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor
- Sesc RN: programação comemora Dia Internacional da Mulher
- Ferramenta une teoria e prática para micro e pequenas empresas
- Jogos de educação financeira têm inscrições abertas até janeiro
- Cartilha ensina a empreender na área de piscicultura com tilápias
- Empreendedorismo nas escolas será tema de fórum em dezembro
- Currais Novos recebe unidade móvel Sesc Saúde Mulher
- Empresômetro é lançado na CNC
- Abertura do evento atrai milhares de visitantes à Arena das Dunas
- Prêmio Mulher de Negócios está com inscrições abertas
- Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher chega a Lajes
- Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher chega ao 5º destino
- Empresários têm até sexta-feira para se inscrever em prêmios
- Aumenta 8% a participação de mulheres na construção civil
- Mulheres são maioria na demanda por cartão de crédito, aponta pesquisa
- Dia das mulheres: vejas quais características femininas ajudam na carreira
- Talento das empreendedoras será destaque em premiação
- Sebrae abre inscrições para o Prêmio Mulher de Negócios
- Empresárias de RO e CE vencem Mulher de Negócios
As mulheres nordestinas, juntamente com as sulistas, são as que mais empreendem no Brasil de acordo com dados da última pesquisa Global Entrepreneurship Research Association (GEM 2012), que é realizada em 69 países. O estudo, que no Brasil tem a parceria do Sebrae e que avalia questões ligadas ao empreendedorismo no mundo, ouviu 10 mil pessoas em todas as regiões brasileiras e identificou que 49,6% do total dos empreendedores iniciais são mulheres. E mais: as regiões Nordeste e Sul concentram maiores proporções de empreendedorismo feminino com 51,8%.
Para dar visibilidade a essas mulheres, que empenham tanta energia para realizar o sonho de ter um empreendimento próprio, o Sebrae está com inscrições abertas para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O objetivo da premiação é, não só divulgar a história de vida e de superação dessas mulheres, mas estimular novas empreendedoras, mostrando que qualquer uma pode alcançar o sucesso. As inscrições podem ser feitas pela internet até a próxima sexta-feira (16), no site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br/ ou, se preferir, diretamente em um dos pontos de atendimento do Sebrae, nos escritórios regionais do interior e na sede, em Natal.
De acordo com a gestora do prêmio no Sebrae no Rio Grande do Norte, Etelvina Costa, até agora mais de 60 empreendedoras já se inscreveram na premiação e devem competir a um dos troféus, oferecidos às vencedoras das três categorias: Microempreendedora individual, destinada às trabalhadoras autônomas; Pequenos Negócios, para donas de micro e pequenas empresas, e Negócios Coletivos, voltada para integrantes de cooperativas e associações.
Para participar, é simples: basta contar a sua história de vida, narrando o que aconteceu até conseguir viabilizar o seu empreendimento. Essa história vai se juntar a tantas outras que ob Sebrae vem reunindo no país inteiro, e que contam a trajetória de mulheres lutadoras que, tanto podem ser autônomas a frente de uma associação, ou empreendedora individual ou, ainda, dirigindo o próprio negócio. Estes relatos, muitas vezes emocionados, têm ajudado a incentivar o crescimento do empreendedorismo feminino brasileiro.
A premiação é promovida pelo Sebrae em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, a Federação das Associações de Mulheres de Negócios Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Fonte: Agência Sebrae RN