Convênio é assinado para implantação da Redesim no RNA Redesim reduz a burocracia para abertura, alteração e fechamento de empresas |
notícias relacionadas
- Mundo aprova acordo histórico em defesa do clima
- Acordo do Pacífico: Brasil precisa se integrar mais aos mercados, diz Ceal
- Brasil e China vão criar fundo de cooperação produtiva de US$ 20 bilhões
- Câmara aprova acordos que criam banco e fundo de socorro financeiro do Brics
- RN recebe ministro da Micro e Pequena Empresa nesta sexta-feira (21)
- Convênio assegura investimento de R$ 1,5 milhão em capacitação
- Femurn assina acordo para garantir implantação da Redesim em 70 municípios do RN
- RN instala subcomitê gestor da Redesim
- Governo do RN firma quatro acordos com estado alemão da Renânia Palatinado
- Convênio amplia crédito para pequenos negócios do varejo
- Fim da novela: Governo promete quitar débitos com produtores de leite do RN
- Governo do RN celebra contrato de doação do terreno do Arena das Dunas
- Regras de validação para Nota Fiscal Eletrônica já estão em vigência
- Mantega pede rapidez na aprovação de acordo para salvar Europa da crise
- Rio Grande do Norte recebe visita de empresários alemães
- Brasil é um dos principais destinos de investimentos estrangeiros
- Ministério da Pesca e BNDES firmam convênio para agregar valor a atividade
- Imposto sobre cigarros ficará mais alto e maço terá preço definido pelo governo
Foi assinado o convênio de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Tributação, SEBRAE/RN, Junta Comercial do RN (Jucern) e Federação dos Municípios do RN (Femurn) para implantação da Rede Nacional de Simplificação do Registro de Empresas e Negócios (Redesim) em todo o estado.
A implantação da Redesim garante aos empreendedores de todo o Rio Grande do Norte uma redução no tempo e na burocracia para abertura, alteração e fechamento de empresas. A meta é que em um ambiente virtual, o empresário possa fazer todos os procedimentos de legalização das suas atividades e não seja mais necessário percorrer diversas instituições, além de poder acompanhar o andamento do processo por meio da internet.
A Rede integrará os sistemas da Junta Comercial, Corpo de Bombeiros, Idema, Secretaria de Estado de Tributação, Receita Federal, Vigilância Sanitária e Prefeituras. Com o funcionamento do sistema de intercâmbio entre os órgãos, empreendimentos de baixo impacto ambiental, por exemplo, não precisarão mais receber visita técnica do Idema sendo necessário apenas responder um questionário via internet para obtenção da licença.
De acordo com o cronograma do subcomitê gestor da Rede a próxima etapa será a contratação da empresa responsável pela implantação do sistema cujo licenciamento está sendo custeado pela parceria com a Femurn. As despesas para implantação e manutenção serão custeadas pelo SEBRAE/RN e Jucern, respectivamente.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RN, Silvio Bezerra, o funcionamento da Redesim será fundamental para universalizar os processos de abertura e fechamento das empresas. "É motivo de orgulho o trabalho do Governo do Estado ao apoiar a micro e pequena empresa local, um dos setores mais beneficiados com a implantação da Rede".
Prevista para ser implantada na fase inicial em cerca de 70 municípios, a expectativa do presidente da Femurn, Benes Leocádio, é que na segunda etapa o sistema seja levado a mais 70 municípios e na fase final os demais, com a completa desburocratização dos procedimentos empresariais em todo o estado.
Fonte: AssecomRN