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15/06/2012 15h56 - Atualizado em 15/06/2012 16h15

Produtores definem estratégias de atuação nos mercados internacionais

Reunião contou com a participação de representantes de empresas estrangeiras.

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Com intuito de fazer uma análise e definir uma estratégia de atuação nos mercados internacionais foi realizada uma reunião com os produtores de Mossoró e região sobre o Programa de Promoção Internacional durante a programação da Expofruit 2012.

O programa foi produzido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento - APEX, em parceria com o Instituto Brasileiro de Frutas - IBRAF e o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte - COEX, após a realização de um estudo que avaliou vários mercados internacionais potenciais e suas variáveis.

De acordo com o gerente técnico do Instituto Brasileiro de Frutas - IBRAF, Cloves Ribeiro, o Programa de Promoção Internacional pretende avaliar os principais mercados produtivos do mundo.

"O objetivo do programa é aumentar o número de exportações e da qualidade da fruta brasileira. Viemos até ao Rio Grande do Norte conversar com os produtores para definir uma estratégia de atuação no mercado estrangeiro para os próximos dois anos e depois iremos a outras regiões para complementar essas informações", disse.

Ainda segundo ele, atualmente 75% das exportações de frutas do Brasil são comercializadas com a Europa. "A nossa pretensão é atingir novos mercados como o Oriente Médio, principalmente a Arábia Saudita e os Emirados Árabes, e o mercado asiático em longo prazo.

Nos Estados Unidos a exportação de frutas ainda é muito tímida e poucas variedades tem permissão para entrar no país como: uva, melão, abacaxi, manga e mamão. A questão nos EUA é um pouco mais complicada, pois envolve questões governamentais, acordos fitossanitários e redução de tarifas.

Essas questões independem do setor, mas estamos pleiteando por meio de uma negociação unilateral e bilateral que se modifique os períodos de redução de tarifas", afirmou.

Os países elencados pelos produtores locais como principais mercados para exportação atualmente são: Alemanha, Espanha, Inglaterra, Holanda, Portugal e Itália. Boa parte dessas nações estão representadas na Expofruit.

De acordo com o consultor do Sebrae Nacional, Naji Harb, responsável por fazer a prospecção de mercado e identificar empresas que tem interesse em comprar frutas no Rio Grande do Norte, a intenção é buscar quais mercados os produtores querem atrair.

Estão participando da Expofruit representantes de dez empresas estrangeiras sediadas na Itália, Alemanha, Canadá, Rússia, Estados Unidos, Argentina, Inglaterra e Suiça. "Algumas já importam frutas de outras regiões do Brasil e querem expandir esse comércio apostando na potencialidade do Rio Grande do Norte.

Os compradores ficaram impressionados com o alto profissionalismo dos produtores da região, com a qualidade do solo, com as condições climáticas favoráveis e as certificações das propriedades, que atendem as exigências dos mercados internacionais", explicou Naji Harb.

Todos os compradores participaram da Rodada de Negócios Internacional, que aconteceu ontem à noite, com interesse em produtos de pequenos, médios e grandes produtores como melão, uva, manga, abacaxi, mamão papaya e polpas de frutas.


*Fonte: Assessoria de imprensa

 


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