Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

28/10/2011 02h25 - Atualizado em 28/10/2011 02h26

"Aqueles que conhecem o ser humano vencem", diz Isabel Aguilera

Executiva destaca em palestra papel do líder para identificar talentos e fomentar o ambiente de negócios.

Por: Felipe Gibson

notícias relacionadas

Tirar o melhor de si mesmo para cumprir bem uma tarefa é um conceito conhecido e aplicável a diversos tipos de situações. Para a ex-presidente da GE e CEO - Chief Executive Officer - do Google, Isabel Aguilera, a verdade é que todos possuem um talento oculto a ser aproveitado, e cabe a quem lidera saber extrair esse valor das pessoas. A palestra da executiva espanhola sobre "Liderança de equipes em ambientes complexos" abriu o Fórum Internacional de Estratégia, Gestão e Excelência nesta quinta-feira (28) no Teatro Riachuelo.

Citando líderes em diversos campos de negócios, Aguilera trouxe a proposta de um líder ideal. No entendimento da espanhola, formada em arquitetura, as equipes precisam ser montadas de acordo com as necessidades das empresas, de forma a sempre enxergar o talento diferenciado de cada um dos componentes o grupo de trabalho. "Depois de achar, se tem que desenvolver esse potencial e manter esses talentos", acrescenta.

Diante de uma platéia de empresários, executivos e estudantes de administração, Isabel Aguilera colocou como obrigação dos donos dos cargos de liderança é "influenciar o ambiente com sua personalidade". De acordo com ela, os grandes líderes são obcecados por detalhes de suas operações, característica que decorre do amor deles pelo trabalho que desenvolvem. Colocar o amor no que se faz. A chave do sucesso nos negócios, mas também em outras facetas da vida.

Aguilera defende a liberdade no ambiente corporativo, de se produzir, criar e desenvolver ideias, o conhecimento aberto. "Eles nos convidam de usar esse conhecimento e transformá-lo em inovação", diz a arquiteta, se referindo mais uma vez ao papel dos líderes nas empresas. Eleita pela revista Fortune como um dos 50 executivos mais influentes do mundo, a espanhola aponta os fatores talento, inovação e tecnologia como três ciclos que se retroalimentam.

Assim como tudo na vida, o equilíbrio é ponto chave dentro das equipes, principalmente no que diz respeito a pensamentos opostos. A base para inovar, na opinião da espanhola, está em conhecer o ser humano. Em ambientes de complexidade, a dica de Aguilera é simplificar. "O fácil sempre vence. É preciso facilitar a dificuldade", avalia a ex-CEO do Google, que coloca os bons propósitos antes da expectativa de lucro como chaves para a inovação nos negócios. "Melhore o mundo e o mundo lhe compensará", afirma Aguilera.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo